Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O FUTURO DE JAVAFX: FIM OU ASCENSÃO?

02/12/2009 01:00:00

Recentes artigos e comentários afirmam que será o fim de JavaFX e que ele não tem poder para competir com Silverlight, Flex e outras tecnologias RIA.

A comunidade de JavaFX reagiu afirmando que JavaFX é uma linguagem com propósitos bem definidos e está longe do fim prematuro.

O fato é que JavaFX é uma plataforma voltada para múltiplos dispositivos e sistemas operacionais, como Java. O motivo de não existirem aplicações em grande escala e popularidade deve-se a pouca idade de JavaFX, e isto irá mudar em breve.

Artigos no
Java World e um tópico no fórum do site TheServerSide, movimentaram as discussões sobre a situação de JavaFX. Essas discussões iniciaram com o anúncio de que a plataforma não seria mais adotada no Black Berry.

Poucos dias após esses artigos, algumas pessoas influentes ligadas ao mundo JavaFX se manifestaram, opinando sobre JavaFX e afirmando que ele está longe do fim, como já é do conhecimento de quem está ligado ao que tem ocorrido com a plataforma nova da Sun.

Max Katz foi
entrevistado e mostrou uma posição bastante confiante sobre os próximos anos da linguagem. Peter Pelgrimm escreveu um artigo gigante no qual expôs alguns pontos de evolução da plataforma Java e criticou algumas partes do artigo que iniciou a discussão sobre um possível fim para a tecnologia. O artigo de Peter também mostrou que JavaFX está longe do fim.

A evolução de JavaFX



JavaFX evoluiu bastante esses anos desde seu anúncio. Atualmente conta com diversos livros publicados, em um número surpreendente pra uma plataforma nova.

Excelentes frameworks e bibliotecas já existem.

  • É previsto para o fim desse ano o lançamento da versão 0.6 do JFXtras, uma biblioteca com diversos componentes para interface com o usuário, além de gerenciadores de layout, bordas entre outros.
  • CRUDFX é um poderoso framework JavaFX para criação de aplicações ricas.

  • Flamingo é um framework da Exadel para criação de aplicações RIA com JavaFX.

Existem muitos outros frameworks e bibliotecas para JavaFX, você pode acompanhar sobre JavaFX em tempo real seguindo a lista de JavaFX.

O material para o aprendizado de JavaFX no
site oficial é vasto e abrange toda a atual API.
Em português você pode encontrar material aqui no
JavaFree: muitos artigos e um fórum para discussão

O futuro de JavaFX



JavaFX encontra-se na versão 1.2.1 e a 1.3 está por vir. Richard Bair, da equipe de JavaFX, anunciou hoje em seu Twitter que JavaFX 1.3 irá melhorar a performance. Muitos novos controles são esperados nessa nova versão.

Uma nova
ferramenta visual(do tipo arrastar controles e soltar, como é feito hoje no NetBeans para Java Swing) para criação de interfaces em JavaFX será lançada em breve. Atualmente contamos com o Netbeans, Eclipse e ReportMil para criação de aplicações em JavaFX. Outras ferramentas, como a MaiTai têm sido lançadas.

Embora alguns textos pessimistas têm aparecido, JavaFX mostra-se forte cada vez mais, mesmo com algumas dificuldades possam aparecendo. Se JavaFX irá ser um dominante em aplicações RIA? Só o tempo pode dizer, mas tenha certeza que JavaFX irá crescer cada vez mais, pois as evoluções e ações não param.

 
 
 
Fonte: JavaFree

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar