Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MACS PRO PODERÃO INCORPORAR CHIPS INTEL XEON ?GULFTOWN? HEXA-CORE NO INÍCIO DE 2010

30/11/2009 01:00:00

Como vimos recentemente, os novos iMacs chegaram com um hardware tão potente que já conseguem se equiparar ou até bater os Macs Pro atuais em algumas tarefas. É claro que isso tudo é temporário, até a Apple atualizar a sua linha de desktops profissionais ? e, ao que tudo indica, esse upgrade virá com tudo.

De acordo com o Hardmac.com (versão em inglês do famoso site francês MacBidouille), as novas torres da Maçã deverão incorporar chips Intel Xeon ?Gulftown? Core i9 hexa-core (sim, de seis núcleos) e chegarão já no iniciozinho de 2010.

Novo Mac Pro de lado

A nova geração de CPUs da Intel promete demais. Numa velocidade de clock equivalente à atual, benchmarks preliminares dos chips mostram que eles operam cerca de 50% mais rápido que o Xeon quad-core correspondente, em tarefas paralelas. Com 50% mais transistores, eles ainda são capazes de funcionar usando de 10% a 50% menos energia ? já que são fabricados pelo processo de 32 nanômetros.

Mas a parte interessante mesmo é quando consideramos configurações dual dos novos Macs Pro, que lhes daria 12 núcleos físicos e 24 lógicos. Esse tipo de construção já é prevista há tempos pela indústria, e é por isso que a Apple trabalhou tanto no desenvolvimento das tecnologias Grand Central Dispatch e OpenCL no Mac OS X 10.6 Snow Leopard. Com isso, o sistema e seus aplicativos podem tirar o máximo de proveito de todos os núcleos presentes.

A incorporação de chips ?Gulftown? em Macs Pro não poderia fazer mais sentido, agora que os iMacs estão utilizando processadores Core i5 e Core i7. Com esse lançamento, a Apple mais uma vez estabeleceria uma variação de performance justificável entre as suas linhas doméstica e profissional.
 
 
 
Fonte: MacMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar