Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

REDUÇÃO DE COLABORADORES LEVANTA DÚVIDAS SOBRE FUTURO DA WIKIPEDIA

24/11/2009 01:00:00

Os colaboradores da enciclopédia online Wikipedia estão abandonando a ferramenta, aponta estudo feito pelo pesquisador espanhol Felipe Ortega e divulgado pelo The Wall Street Journal.

No primeiro trimestre de 2009, a versão em inglês da Wikipedia perdeu mais de 49 mil editores, uma evasão 10 vezes maior que a registrada no mesmo período de 2008 e estimada em 4.900.

Ortega analisou os dados relacionados a mais de três milhões de colaboradores ativos, em 10 idiomas.

A queda na participação levanta questões sobre a possibilidade de a enciclopédia continuar a expandir sua atuação e melhorar a precisão de seus dados.

A Wikipedia tem sua confiabilidade constantemente criticada por causa de erros e edições com falsas informações. Para evitar estes tipos de
vandalismos, o serviço colaborativo reformulou o processo de edição - agora, na versão em inglês, tudo é revisado antes da publicação. Esta questão é um dos empecilhos discutidos pelos colaboradores.

Rejeição a novatos
Outro problema identificado, desta vez em um estudo feito pela Xerox, mostra que, em 2008, os editores da enciclopédia apagavam uma a cada quatro contribuições de novatos. O número é bem maior que os de 2005, em que a proporção era de uma para cada dez.

A Fundação Wikimedia, responsável pela ferramenta, acredita continuar a construir a enciclopédia mesmo com menos editores. O fundador, Jimmy Wales, reconhece que a participação tem diminuído, mas afirma não ter claro para si qual o número "certo" de colaboradores.

"Se as pessoas acham que a Wikipedia já tem artigos suficientes e está difícil encontrar novas ideias, a questão é importante. Mas se a comunidade estiver hostil aos novatos, é algo possível de se corrigir", afirmou o executivo ao jornal.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar