Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FERRAMENTAS DO GOOGLE REACENDEM DEBATE SOBRE PROTEÇÃO À PRIVACIDADE

17/11/2009 01:00:00

O Google está sendo processado por uma empresa suíça de vigilância por alegadamente não tomar providências para proteger a privacidade. A batalha legal na Suíça é apenas a mais recente de uma grande fila de problemas do Google envolvendo privacidade e ilustra o desafio de providenciar o máximo de informação possível sem violar a privacidade.

O debate na Suíça é sobre o serviço Street View. O comissariado federal de proteção de dados e informação da Suíça (FCPIC) fez recomendações para o Google tomar cuidado com imagens que mostram placas de carros e rostos de pessoas.

A empresa afirma que está tomando medidas para seguir as recomendações, mas a FDPIC não acredita que a companhia tenha feito o suficiente.

Não é a primeira vez que o Street View tem problemas com privacidade. O Google também já enfrentou dificuldades no Reino Unido, no Canadá, na Grécia e no Japão.

Uma das preocupações japonesas, que também ecoou na Suíça, é a altura do carro do Street View, que pode filmar sobre cercas de casas. A Grécia se preocupa com o tempo que o Google planeja manter as imagens no seu banco de dados.

Os problemas do Google com privacidade não são exclusivos do Street View. O Latitude, serviço de mapeamento GPS, mostra a localização em tempo real e mantém um banco de dados com localizações anteriores.

O Google recentemente lançou um novo recurso permitindo alertas de quando amigos estão por perto. Embora interessantes, os serviços são temperados com uma aterrorizante sensação de Big Brother.

Outros riscos
E tem mais. Existem problemas de privacidade com o Google Social Search, e até o embrião do sistema operacional Chrome OS levantou dúvidas.

Em resposta às questões sobre privacidade, o Google recentemente anunciou o Google Dashboard. O serviço mostra todas as informações associadas ao seu perfil Google, permitindo uma visão ampla dos recursos para ver o quanto o Google sabe sobre você. Mas o Google Dashboard em si também levanta questões relacionadas a privacidade.

É uma situação difícil para o Google gerenciar. A tecnologia nos trouxe a um ponto que, a não ser você se isole do mundo, seus dados serão indexados virtualmente em qualquer lugar. A privacidade é um mito.

Isso não significa que devemos desistir e aceitar que não teremos privacidade. Pelo contrário, devemos ser mais vigilantes e proteger o pouco de privacidade que temos.

O desafio do Google é combater o conflito de interesses entre indexar todos os dados no mundo e proteger a privacidade. A empresa também tem que conciliar seus interesses com as legislações específicas de cada país em relação a questões de privacidade e proteção.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar