Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE REVELA SPDY, PROJETO DE PROTOCOLO PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO DE SITES

13/11/2009 01:00:00

Como parte das suas iniciativas para tornar sites mais velozes para usuários, o Google revelou hoje um novo projeto de protocolo para a internet, denominando SPDY (pronuncia-se ?speedy?, de veloz). Trata-se de um protocolo que está em desenvolvimento sob as funções do atual HTTP (e não o substituirá), com a finalidade de minimizar a latência de carregamento de páginas.

O projeto é fruto de experimentos da gigante de buscas com novos meios para que navegadores e servidores comuniquem-se melhor entre si, e seu desenvolvimento coincide com os resultados desses testes com novas funcionalidades. Até o momento, uma versão do Chrome e um servidor experimental já foram criados dentro do Google para testes com o SPDY, e a forma com ele otimiza a interação entre os clientes e a internet é bem animadora.

Pesquisas realizadas com o protocolo em funcionamento mostram um aumento de até 64% na velocidade de carregamento de páginas, em um teste de acesso aos 25 sites mais populares da web com uma conexão banda larga de 4Mbps ? velocidade já acessível em muitas residências. Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, a criadora do projeto alerta que ele está pronto para começar a ser aprimorado por qualquer um que se interesse pelo assunto, na sua comunidade de desenvolvimento.

Interessados em contribuir com o Google no SPDY encontrarão mais informações na documentação oficial do Chromium. No momento ela não é muito extensa, mas detalha o básico do funcionamento prático de tudo, bem como o protocolo a ser implementado por navegadores e servidores ? para os interessados no primeiro caso, já existe código-fonte disponível para análise e download.
 
 
 
 
Fonte: MacMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar