Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ARQUIVOS DO IWORK ?09 SÃO BASEADOS EM PASTAS COMPACTADAS

03/11/2009 01:00:00

Ao contrário de outros pacotes de produtividade populares (como Microsoft Office) que oferecem meios para o usuário visualizar documentos entre Macs e PCs, o iWork sempre manteve seus arquivos nativos restritos ao sistema da Apple. No passado, documentos criados no Keynote, Pages ou Numbers eram estruturados em bundles ? pastas comuns, mas que o Mac OS X ?enxergava? como arquivos ?, algo que sempre dificultou o seu compartilhamento com usuários do Windows.

Entretanto, isso mudou um pouco no iWork ?09. Apesar de ainda não ser possível trabalhar em documentos da suíte com nenhum programa para Linux ou Windows, um ex-colaborador do TUAW descobriu uma coisa curiosa: cada um deles possui uma ?segunda vida secreta? como uma pasta compactada ? ou seja, são arquivos ZIP. Isso significa que eles podem ser abertos com qualquer aplicativo que expanda os seus conteúdos, em qualquer plataforma.

Então, se você receber em um PC um texto do Pages, uma apresentação do Keynote ou uma planilha do Numbers, não precisa entrar em pânico: ainda é possível mudar a extensão deles para ZIP e descompactar os seus conteúdos com qualquer aplicativo que faça isso. No Mac OS X nem é preciso mudar extensões, mas apenas o StuffIt Expander consegue completar a tarefa.

Alternativas de visualização de documentos do iWork

Dentro da pasta que se obtém com qualquer um deles, haverá diversos itens ? mas sempre existirá um documento XML com pelo menos um arquivo .plist definindo a sua formatação e outros atributos. No entanto, o que mais importa aqui é a pasta QuickLook, que permite a visualização do documento em qualquer PC, graças a uma versão PDF dele que há dentro dela.

Alternativas de visualização de documentos do iWork

Na realidade, a função desse arquivo escondido é permitir que o Mac OS X possa gerar uma previsão ainda mais rápida dos documentos. Ele não é necessário para isso ? há plugins nativos que os renderizam automaticamente ?, mas como PDF é o modelo gráfico do sistema da Apple, é muito mais fácil lidar com tal formato on the fly. Gerar esse arquivo, contudo, é uma opção do usuário na hora de salvar qualquer documento no Pages, Numbers ou Keynote:

Alternativas de visualização de documentos do iWork

Você pode até optar por empacotar todos os arquivos de suporte do modelo que tenha escolhido para um documento, caso tenha partido de um daqueles templates legais que a Apple fornece como inspiração ? como não alterei o que eu escolhi para o exemplo acima, essa opção ficou habilitada automaticamente. Apesar de tudo isso deixar os arquivos mais pesados para distribuição, vê-los no Mac OS X sem abrir qualquer programa torna-se uma tarefa muito mais rápida do que já é.

Curiosamente, a Apple não promove essas funções que ajudariam usuários do Windows a ver arquivos do iWork ?09. Mas, venhamos e convenhamos, também não custa nada lembrar de exportar seus documentos em formatos mais populares antes de sair distribuindo-os por aí, não é mesmo?
 
 
 
Fonte: MAcMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar