Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TSE CONVOCA 32 ´HACKERS´ PARA TESTAR URNAS ELETRÔNICAS

30/10/2009 01:00:00

As urnas eletrônicas e a contagem de votos das próximas eleições no Brasil vão passar por um teste de fogo entre os dias 10 e 13 de novembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) selecionou 32 profissionais para testarem a segurança dos equipamentos ?tanto o software quanto o hardware? e do processo de contagem de votos nas eleições de 2010.

  • TSE convoca profissionais para testar segurança em urnas eletrônicas; serão feitos 10 testes

Os "hackers" foram escolhidos a partir de um desafio proposto pelo TSE aos brasileiros maiores de 18 anos que tivessem ideias (e que possam ser colocadas em prática) sobre como burlar o programa, as máquinas, o transporte e a contagem dos votos.

A lista ?composta por 3 mulheres e 29 homens? traz profissionais de diversas áreas, como ciência da computação, engenharia eletrônica, análise de sistemas e auditores.

Como funciona

Entre os dias 10 e 13 de novembro, das 09h às 18h, os "hackers" aplicarão 10 testes de segurança, que acontecerão na sede do Tribunal Superior Eleitoral. Cada teste terá duração de uma hora a até quatro dias, de acordo com o especificado no plano entregue ao TSE.

Os profissionais terão acesso à urna eletrônica e poderão ver o código fonte dos softwares utilizados durante as eleições.

Ideias

Entre as propostas apresentadas, está a inserção de um código malicioso no cartão de memória da urna para alterar o software e desviar votos digitados. De acordo com nota publicada no site do TSE, tal software se destruiria ao final da operação para não deixar rastros.

Outro plano de teste apresentado sugere a identificação de teclas pressionadas pelo eleitor para quebrar o sigilo do voto usando ondas eletromagnéticas.

As três melhores contribuições que o TSE considerar mais relevantes receberão prêmios que variam de R$ 5 mil a R$ 2 mil.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar