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ESTUDO DO TECHNORATI APONTA QUE BLOGUEIROS COMEÇAM A GANHAR DINHEIRO

26/10/2009 01:00:00

Maior estudo já feito pelo indexador de blogs Technorati, o levantamento "State of Blogosphere", com 2,9 mil blogueiros de todo o mundo, aponta que eles começam a ganhar dinheiro com algo que um dia foi apenas divertimento.

Segundo a pesquisa, os blogueiros que geralmente obtém receita com blogs são aqueles que se colocam como empreendedores e conseguem vender publicidade em seu canal da internet.  Outro caminho pelo qual conseguem se remunerar são os convites para palestrarem sobre os temas que blogam - é o caso de 24% dos entrevistados. Já se consolida há também a categoria dos blogueiros contratados por corporações ou aqueles que são  blogueiros autônomos, mas que conseguem algum tipo de receita com o blog - comercialização de publicidade, por exemplo. Desses dois grupos, 17% têm o blog como sua fonte principal de renda.

Do total de entrevistados, no entanto, 72% afirmam que blogam por diversão.

Diante do resultado, o estudo  pergunta se não é o caso de rever a definição de blog.   

Relação com a mídia tradicional e mobilidade

A proximidade de parte dos blogueiros com as empresas de comunicação é outro aspecto relevante constatado pelo Technorati. De acordo com a pesquisa, 35% deles já trabalharam em algum veículo de mídia tradicional, enquanto 24% ainda atuam nessas companhias e mantém seu blog pessoal como uma atividade paralela.

O meio para o qual dispensam mais horas de atenção durante na semana é a TV (8,79),  com  a leitura de blogs logo em seguida (8,21), sites de mídia social (7,67), ouvir rádio tradicional (5,83), ler a versão digital de jornais (5,21 horas), acompanhar site de revistas (4,73) e ouvir podcasts ou rádios online (4,41) .

Eles também dedicam mais horas por semana lendo revistas impressas (3,74 horas) do que jornais impressos (3,39 horas). No que se refere à mobilidade, a tendência é de expansão: 58% aumentaram neste ano, em comparação com o ano anterior, o uso de celulares para atualização de seus blogs. Do total de entrevistados, 20% usam o aparelho de telefonia móvel como recurso para publicar posts.

Atualização

O ritmo médio de atualização  é de duas a três vezes por semana para 27% e uma vez para 20%. E 70% afirmam medir seu sucesso na blogosfera pela satisfação pessoal, ao passo em que entre blogueiros profissionais a medida observada é o número de visitantes únicos.

O Technorati registra que o Twitter é utilizado por 73% dos blogueiros, índice bem superior à média da população em geral, de 14%, segundo pesquisa realizada pelo Wall Street Journal, citada pelo próprio Technorati. Entre as  demais razões para o uso do microblog estão o relacionamento com empresas (24%) e comentários sobre os próprios negócios para os quais trabalham(31%).

 
Tempo dedicado ao blog por semana
27%  -    1 a 3 horas
18%  -    3 a 5 horas
16%  -  15 a 60 minutos
13%  -    5 a 10 horas
8%    -  10 a 20 horas
5%    -  20 a 40 horas


Temas mais abordados 

Entre os assuntos sobre os quais os blogueiros mais escrevem, destacam-se os interesses pessoais e tecnologia. Confira na lista abaixo. 

45%  -  Interesses pessoais
41%  -  Tecnologia
32%  -  Política
30%  -  Notícias
28%  -  Computadores
25%  -  Negócios
24%  -  Música
20%  - Viagens
19%  - Religião ou espiritualidade
19% - Ciências
19% - Cinema
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
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