Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MOSTRA INTERNACIONAL DESTACA CINEMA SUECO

26/10/2009 01:00:00


Cartaz da Mostra leva assinatura de OsGêmeos

A 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá início nesta sexta-feira, 23, com uma programação repleta de participantes ilustres e homenagens a cineastas famosos do passado. Um dos destaques pré-evento são OsGêmeos, alcunha dos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo, que criaram o pôster para esta edição, e o Prêmio Itamaraty - que pela primeira vez será entregue no encerramento da mostra. O patrocínio é da Petrobras, com co-patrocínio de Adidas. A cerveja oficial do evento é a Stella Artois. O Mini Cooper entra como carro oficial da Mostra.

A grande musa de Truffaut, Fanny Ardant, é a figura badalada do momento. Vinda ao Brasil para apresentar o seu primeiro filme, Cinzas e Sangue, a francesa ganhará também uma retrospectiva com alguns dos filmes que estrelou como A Mulher do Lado, De Repente, Num Domingo, de François Truffaut; Crimes de Autor, de Claude Lelouche; e O Jantar, de Ettore Scola.

O diretor grego Theo Angelopoulos, convidado da mostra, também será homenageado. Seu mais recente filme, The Dust Of Time, será um dos destaques entre os filmes da programação. O italiano Gian Vittorio Baldi, diretor e produtor, é outro cineasta que será lembrado. Para os apaixonados por Inferno, de Henri-Georges Clouzot, com atuação de Romy Schneider, a boa notícia é a exibição da versão restaurada, que traz imagens recuperadas.

Na programação, que contará com 106 filmes na mostra competitiva, o cinema sueco ganhou destaque especial com a exibição de diversos filmes de diretores, como Jan Troell, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1991, com Il Capitano, e Hasse Ekman, contemporâneo de Bergman. Os suecos também realizarão, no dia 28, um encontro para falar sobre o cinema de subsídios à co-produção.

Já o ciclo de encontros sobre a paixão pela sétima arte, lançado em 2008 com a presença de personalidade do cinema como Leon Cakoff, Walter Salles, Rubens Ewald Filho, Carlos Reichenbach e Bruno Barreto - e que virou o livro Os Filmes da Minha Vida, com lançamento nesta edição da mostra - também voltará à cena trazendo novos convidados.

A mostra, que também contempla os grandes vencedores dos festivais cinematográficos internacionais, será aberta oficialmente no dia 22 com a exibição do longa de Ken Loach, À Procura de Eric.

33ª Mostra Internacional de Cinema
Onde: Em São Paulo
Quando: 23 de outubro a 05 de novembro
Inf.:
www.mostra.org

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar