Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA PROCESSA APPLE POR INFRINGIR PATENTES DE TELEFONIA CELULAR

23/10/2009 01:00:00

O grupo finlandês de telecomunicações Nokia anunciou que apresentou um processo em um tribunal dos Estados Unidos contra o fabricante americano Apple nesta quinta-feira (22), por entender que o iPhone infringe várias de suas patentes.

A Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, apresentou o processo contra a Apple, sua principal rival no setor de smartphones, no Tribunal Federal do Distrito de Delaware (EUA), por uma suposta violação da lei de propriedade intelectual.

Divulgação
Nokia anunciou que apresentou um processo em um tribunal dos EUA contra a Apple
Nokia anunciou que apresentou um processo em um tribunal dos EUA contra a Apple

Segundo afirmou o grupo finlandês em comunicado, o iPhone da Apple infringe dez patentes que são propriedade da Nokia, referentes a tecnologias de telefonia celular de segunda e terceira geração (GSM e UMTS), assim como padrões das redes sem fios WLAN.

Estas patentes, que abrangem temas como a transmissão sem fio de dados, a codificação de voz ou a segurança das transmissões, foram utilizadas de forma ilegítima pela Apple em todos os modelos de iPhone desde a saída ao mercado de sua primeira versão, segundo a Nokia.

"O princípio básico na indústria de celulares é que as empresas que contribuem para o desenvolvimento de tecnologias para estabelecer padrões tenham o direito a propriedade intelectual, que os demais devem compensar", afirmou em comunicado Ilkka Rahnasto, responsável pelas patentes da Nokia.

"Ao se negar a aceitar as condições apropriadas para a propriedade intelectual da Nokia, a Apple está se aproveitando de graça de nossas inovações", apontou.

Durante as últimas duas décadas, o gigante finlandês investiu cerca de 40 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, alcançando uma das listas de patentes mais amplas do setor das telecomunicações.

Por enquanto, a Nokia fechou acordos para a utilização de suas tecnologias patenteadas com mais de 40 companhias, incluindo a maior parte dos principais fabricantes de telefones celulares.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar