Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COM WINDOWS MOBILE, MICROSOFT ENFRENTA DISPUTA ACIRRADA EM SISTEMA MÓVEL

19/10/2009 01:00:00

Líder inconteste no mercado de sistemas operacionais para computadores, a Microsoft enfrenta, com seu Windows Mobile, uma disputa muito mais acirrada no setor de plataformas para telefones celulares.

Nos últimos dois anos, a empresa testemunhou investidas sólidas de duas de suas maiores arquirrivais no mercado de smartphones: a Apple, com o iPhone; e o Google, responsável pelo sistema Android.

Adriano Vizoni/Folha Imagem
Windows Mobile 6.5, nova versão do sistema da Microsoft para telefones celulares; empresa enfrenta disputa acirrada no setor
Windows Mobile 6.5, nova versão do sistema da Microsoft para telefones celulares; empresa enfrenta disputa acirrada no setor

Boa parte dos principais fabricantes de celulares do mundo anunciou ou já está comercializando aparelhos com a plataforma móvel do Google --entre eles, HTC, Motorola, LG e Samsung.

Para tentar frear o avanço da concorrência, a Microsoft lançou na semana passada uma nova versão do Windows Mobile, a 6.5.

Entre as principais novidades, estão mudanças na interface que buscam tornar o sistema mais facilmente operável com a ponta dos dedos em aparelhos com telas sensíveis ao toque.

Em celulares com versões anteriores do Windows Mobile, o uso da canetinha era praticamente indispensável, já que as diminutas áreas de contato na tela exigiam precisão quase cirúrgica para ser alcançadas.

Outra novidade do Windows Mobile 6.5 é a loja virtual de programas Marketplace, seguindo uma tendência iniciada pela App Store, da Apple.

Massacre

Mas as melhorias não foram suficientes para agradar a imprensa especializada dos EUA, que perpetrou um verdadeiro massacre verbal contra o Windows Mobile 6.5 nos testes de aparelhos novos publicados na semana passada.

"O Windows Mobile 6.5 não é apenas uma decepção --ele mal parece estar finalizado", escreveu o site Gizmodo. Para o CrunchGear, já no título, o sistema "ainda é uma porcaria".

As críticas se concentraram na constatação de que o 6.5 não é muito mais do que um banho de loja na versão anterior, a 6.1, e que a Microsoft não aperfeiçoou elementos do Windows Mobile considerados arcaicos para os padrões atuais.

O próprio executivo-chefe da empresa, Steve Ballmer, parece concordar com a avaliação. Em setembro, em um evento promovido pela Microsoft, ele admitiu sua decepção com a equipe responsável pelo sistema. Para Ballmer, o prometido sucessor Windows Mobile 7 já deveria ter sido lançado.

Mas nem tudo foram pedras: o My Phone, sistema de backup on-line gratuito introduzido no 6.5, recebeu elogios. Com o sistema, é possível programar cópias automáticas de dados como contatos, mensagens de texto e fotos para a rede --assim, se você perder o seu celular, pode recuperar todo esse material e transferi-lo para um novo aparelho com Windows Mobile.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar