Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NETBOOK DELL MINI 10 TEM MODEM 3G E HDMI

08/10/2009

 
Netbook Dell Mini 10 Netbook Dell Mini 10 Netbook Dell Mini 10 Netbook Dell Mini 10 Netbook Dell Mini 10
 
Tudo o que se espera de um bom minilaptop está no Dell Mini 10: design compacto, com 2,9 centímetros de espessura e 1,1 quilo, teclado confortável, touchpad cheio de funções multitoque e bateria decente. Mas duas coisas nesse netbook saltam aos olhos: o modem 3G embutido e a porta HDMI, que transmite som e vídeo por um só cabo diretamente para a televisão. Juntando tudo isso e o acabamento bonitinho, o preço de 1 699 reais parece justo.

Mas antes de se empolgar com a possibilidade de assistir filmes em alta definição na TV, usando o
Mini 10 como player, lembre-se que estamos falando de um micro com processador Atom. Pois é, em nossos testes ele não foi capaz de rodar vídeos em 1 080p ou 720p, pois o chip alcançou picos de 99% de uso. No fim das contas, a saída HDMI serve mais para transmitir arquivos menores, com resolução de até 420 pixels, ou então músicas em MP3.

Já o modem
3G, muito criticado no antigo Mini 9 por não manter uma conexão estável, aqui funcionou de modo satisfatório. Durante os testes do INFOLAB, o acesso pela rede da Claro, por meio de um assistente pré-instalado, foi rápido e não caiu em nenhum momento. O duro mesmo foi colocar o chip da operadora no slot ? ele fica embaixo da bateria, que não desencaixa com facilidade. Para soltá-la, é necessário puxar com força, um processo tortuoso.

Bom para navegar



Bem mais bonito fechado do que aberto, o Mini 10 tem acabamento parecido com o usado nos modelos Inspiron, da Dell. A tampa branca brilhante agrada, mas falta capricho na parte de dentro, por causa do plástico fosco e de qualidade duvidosa. O modelo se destaca mesmo é pela usabilidade. O teclado está em português e o tamanho da carcaça corrige uma falha da versão com tela de 8,9 polegadas, que suprimia a fileira de funções. Outros botões, como o Shift e o Enter, ficaram maiores, facilitando a digitação.

Nesse aspecto, a maior novidade está no touchpad. Ele imita o dos
MacBooks, destinando as áreas inferiores aos botões do mouse. A escolha divide opiniões, pois quem está acostumado a manter o dedo nessas teclas enquanto move o cursor não pode fazer isso, senão a setinha não se move. A área sensível ao toque também ficou pequena, com menos de quatro centímetros na vertical. Para driblar essa limitação, há funções multitoque configuráveis.

Por meio de um software, escolhemos rolar a página quando seguramos o cursor com um dedo e o movemos com outro, ao mesmo tempo. Também configuramos o movimento de pinça para funcionar como zoom nas imagens e páginas de internet. Rolando três dedos para cima, nosso
netbook de teste abria o Meu Computador, e dando um leve tapa com os quatro dedos no touchpad, aparecia a área de trabalho.

A tela do minilaptop é daquelas brilhantes, que viraram moda. Mas aqui a escolha não é das mais felizes. Esse display é bom para
notebooks multimídia, por ter ótima definição, mas nessas máquinas portáteis o melhor seria a boa e velha tela fosca. Isso porque você normalmente usa o equipamento no colo, e não apoiado sobre a mesa, numa posição considerada ideal e sem sofrer com os reflexos.

Chip fraquinho



Nominalmente, a configuração do Mini 10 é parecida com tudo o que temos visto por aí em netbooks, mas há uma alteração fundamental no processador. O chip usado é um Intel Atom Z530, de 1,6 GHz, pouco mais fraco do que o tradicional N270, com a mesma frequência. A memória RAM de 1 GB tem 533 MHz e o disco rígido é de 160 GB. Com sistema operacional Windows XP, o micro conseguiu 3 597 MOPS em cálculos aritméticos no teste do Sandra Lite, mas nem rodou os benchmarks de vídeo, como o 3DMark06. Confira o desempenho da máquina, em relação a seus concorrentes principais:

Sandra Lite XII
Cálculos Aritiméticos (em MOPS)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Asus EeePC 1008HA
3 743

LG X120
3 615

Dell Inspiron Mini 10
3 597

HP Mini 1120BR
3 345



3DMark06 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho de vídeo

LG X120
92

HP Mini 1120BR
92

Asus EeePC 1008HA
84

Dell Inspiron Mini 10
Não rodou



Conversão de WMV para MP4 (em segundos)
Arquivo de 81 MB em 320 x 240 pixels
Barras menores indicam melhor desempenho geral

Asus EeePC 1008HA
244

LG X120
295

HP Mini 1120BR
300

Dell Inspiron Mini 10
384
 

Duas horas ligadão



No quesito conexões, o Dell Mini 10 tem tudo o que deveria: HDMI, três portas USB, Wi-Fi no padrão 802.11g, Bluetooth, interface de rede Fast Ethernet e slot para o chip 3G. Para completar a configuração, o modelo tem bateria de três células que, se não chega a decepcionar, perde feio para algumas opções disponíveis no Brasil. Em nossos testes, o netbook aguentou 138 minutos trabalhando longe da tomada. O recordista do INFOLAB é o Asus 1101HA, com 345 minutos. Mas veja a comparação entre o micro da Dell e seus principais concorrentes:


Duração da bateria com o Battery Eater (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Asus EeePC 1008HA
186

LG X120
177

Dell Inspiron Mini 10
138

HP Mini 1120BR
123

 
 
 
Fonte: Info Abril

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar