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OS ESTADOS UNIDOS APERTAM O CERCO CONTRA POSTS PAGOS EM BLOGS

06/10/2009

A comissão que regula o comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission, a FTC) exigirá que os blogueiros revelem qualquer pagamento ou brinde recebido em troca de posts sobre os produtos.

As novas regras são parte de uma atualização nas linhas que guiam a FTC a fim de que os anúncios e testemunhos publicitários estejam de acordo com o FTC Act, ato que evita a competição desleal , bem como atos enganadores que possam afetar o comércio. Esta é a primeira atualização nas regras desde 1980.

?Sob as novas regras, anúncios que apresentem um consumidor e sua experiência com determinado produto e serviço serão obrigados a revelar claramente os resultados que os consumidores podem esperar?, disse a FTC em comunicado.

?O novo texto ainda adiciona exemplos para ilustrar o princípio de ?conexões materiais? (pagamentos  ou oferta de produtos gratuitos) entre anunciantes e apoiadores. Tais ?conexões?, às quais os consumidores não têm conhecimento, também devem ser reveladas.

Enquanto algumas decisões serão decididas caso a caso, ?o post de um blogueiro que tiver recebido dinheiro ou outro tipo de pagamento para escrever um review de um produto será considerado um ?apoio?. Dessa forma, blogueiros que apoiarem tais anunciantes devem revelar suas conexões materiais com a empresa vendedora do produto ou serviço?, acrescentou o texto.

Blogueiros que não respeitarem as novas regras poderão ser multados em até 11 mil dólares por post.

?Além de uma série de blogs que escrevem sobre tecnologia que serão afetados por isso, há também blogs que escrevem reviews sobre outros itens, como equipamentos de se exercitar e aparatos de cozinha e ferramentas. Todos seriam afetados?, afirmou o analista da The Gabriel Consulting Group, Dan Olds.

?A nova política terá um grande impacto sobre blogueiros e sites de review que publicam textos sem dizer que foram pagos para escrever tais opiniões ou receberam produtos gratuitamente para a produção do conteúdo?, completou o especialista.

Para Olds, a mudança nas regras será importante para proteger os consumidores, pois eles poderão ter certeza da credibilidade de quem escreve determinado review. ?Podemos ver algumas pessoas em situação embaraçosa ou mesmo sendo processadas antes de levar a decisão o órgão a sério.?

A regra foi aprovada em unanimidade pelos quatro integrantes do FTC.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
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