Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WINDOWS 7: DEZ COISAS QUE A MICROSOFT PRECISA CONSERTAR NELE

02/10/2009

windows7_barreira_150.jpgO Windows 7 já está nas mãos dos fabricantes e, a partir do próximo dia 22/9, poderá ser comprado pelo usuário comum. O review completo do Windows 7 mostra que o novo sistema operacional da Microsoft chega com potencial para ser, de fato, um substituto para o Windows XP, coisa que o Vista não consegui em mais de dois anos de vida.

E como qualquer novo produto ? ainda mais se ele tiver sido desenvolvido Microsoft ? sempre há coisas que não conseguimos entender, problemas que ainda se arrastam e outros detalhes que teimarão a incomodar os usuários.

PC World (EUA) destacou dez coisas que precisam ser consertadas no Windows 7 e, assim, evitar que ele ganhe fama de um novo Vista.

Inconsistências
O consenso é geral: para um produto da Microsoft, o Windows 7 está bastante refinado. Mas, apesar disso, novo sistema operacional ainda sofre de inconsistências. Uma delas é que a maioria de suas ferramentas apresenta menus do lado esquerdo, enquanto o Internet Explorer 8 e o sistema de ajuda ficam do lado direito.

Outras questões importantes: por que o novo recurso de compartilhar mídias (HomeGroup) não deixa o usuário escolher a senha desejada (em vez disso, o sistema operacional é que define a senha ? que pode ser trocada depois, mas não no mesmo lugar onde os HomeGroups são criados). E por que o ?apagador? do Office 2007 está incluída apenas no Paint e Wordpad?

Identificação mais fácil
Muitas vezes, os nomes das funções que a Microsoft escolhe mais confunde do que esclarece. User Account Control (UAC) nada tem nada a ver com controlar contas de usuário, como senhas, nomes e permissões de acesso.

Na realidade, a função básica desta incômoda ferramenta é perguntar se o usuário realmente deseja executar um programa ou deixar que um aplicativo faça alguma coisa que possa alterar as configurações do sistema. E se o sistema operacional que já tem um recurso chamado Gerenciador de Dispositivos, por que a Microsoft cria outro item no menu, chamado Dispositivos e Impressoras?

Windows Update
É verdade que ter uma ferramenta de atualização embutida no sistema operacional é essencial. Mas o Windows Update também é uma característica irritante.

Diga-lhe para fazer o download e instalar tudo sem a sua intervenção posterior (como a Microsoft recomenda), e ele ainda pode insistir em reiniciar quando você está no meio de um trabalho importante - ou mesmo negar-lhe acesso ao seu computador por completo enquanto instala atualizações.

Buscas e Pesquisas
O Explorer do Windows 7 pode usar um sistema de buscas chamado Federated Search que permite adicionar fontes externas como Flickr e YouTube para fazer buscas. Mas o próprio sistema não informa nada sobre como ativar essa função em seu arquivo de ajuda.

Na realidade, é necessário adicionar complementos que não fazem parte do utilitário e a Microsoft simplesmente esqueceu de dizer isso aos usuários.

Ajuda para todos
Algumas seções do menu de ajuda fornecem informações de comandos de linha, para um público mais nerd; outras seções oferecem explicações bastante básicas para iniciantes. Mas faltam seções para os usuários de experiência intermediária, que ganhariam produtividade com informações mais práticas e úteis para as situações do dia a dia.

Flip3D
Pressione Windows + Tab, e você começa a alternar entre as tarefas abertas em modo 3D, que inutilmente exige que você percorra as tarefas uma a uma. Isto duplica a funcionalidade de Alt-Tab que permite chegar a qualquer tarefa em um par de cliques, como a Exposé, similar ao que o sistema da Apple faz.

Backup
O centro de backup e restauração do Windows 7 já não exige que você tenha um disco rígido externo para um backup completo do sistema. Mas ainda não é tão fácil de usar como o Time Machine da Apple. E o que dizer da decisão da Microsoft de inserir backup de rede apenas nas versões mais caras do Windows 7? Lamentável.

Qual sabor escolher
Ter várias versões do Windows é bom na teoria. Na prática, as pequenas diferenças sutis e arbitrárias são um convite para deixar o usuário confuso.

Denominações enganosas como o Windows 7 Home Premium - a única versão Home do Windows 7 disponível ? não ajuda em nada.

Navegador
O
Internet Explorer 8 é a versão do browser da Microsoft que vem com o Windows 7 é até adequada. Mas ao fazer frente a concorrentes inovadores, como o Firefox 3.5 e o Google Chrome 3.0, o IE8 não está conseguindo estabelecer novos padrões.

Ah! E uma questão importante: quem quiser usar o IE8 não precisa instalar o Windows 7.

Compatibilidade de formatos
Como o Vista, o Windows 7 permite que você crie documentos em formato XPS a partir de documentos em PDF usando aplicativos independentes. Assim, você não perde sua formatação original. Mas o PDF é um formato universal e o XPS não pegou. Então não seria infinitamente mais conveniente se o Windows 7 suportasse o formato PDF logo e uma vez?

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar