Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMPUTADOR INTERPRETARÁ LÍNGUA DE SINAIS PELA PRIMEIRA VEZ

15/09/2009

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, criaram o primeiro computador capaz de interpretar a língua de sinais utilizada por pessoas com deficiência auditiva.

O sistema, que será submetido a vários testes nesta semana, ficará pronto na próxima segunda-feira (21), de acordo com a instituição.

Sônia Parma/Divulgação
Contação de histórias em Libras, língua de sinais do Brasil; novo computador espanhol traduzirá idioma falado para o de sinais
Contação de histórias em Libras, língua de sinais do Brasil; novo computador espanhol traduzirá idioma falado para o de sinais

Ele é capaz de traduzir, por exemplo, as expressões pronunciadas por funcionários públicos no atendimento a deficientes que desejarem renovar a carteira de identidade.

Com a nova tecnologia, segundo a universidade, será dado um grande passo para eliminar as barreiras de comunicação encontradas por pessoas surdas que passam por trâmites administrativos.

O computador realiza o processo de tradução em três fases: reconhece a voz do funcionário ao obter a sequência de palavras pronunciadas, traduz a sequência de palavras e, por fim, reproduz os sinais.

Em cada país, os surdos possuem sua própria língua de sinais. Os brasileiros utilizam a Libras (Língua Brasileiras de Sinais).
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar