Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NETBOOK LG X120 MERGULHA NO 3G

15/09/2009

 
Mesmo que não tivesse modem 3G embutido, o netbook LG X120 já seria um dos mais legais disponíveis no Brasil. Além de bonito, com acabamento num preto fosco diferente do habitual, ele possui teclado grande e confortável. De quebra, vem com um aplicativo que permite usar o minilaptop como pen drive. E a interface do programa de início rápido supera qualquer outra já vista por nós. Só não justifica o preço salgado de 2 099 reais. Talvez fosse melhor ganhar o subsídio de alguma operadora, não?

Se não explica o alto custo, a ótima qualidade dos materiais usados na construção pelo menos é um bom argumento. Merecem palmas os botões macios, que já viraram padrão nas máquinas da marca. Nenhuma tecla é pequena demais a ponto de dificultar a digitação. Tudo está em português brasileiro, com cedilha e tudo, mas o ponto de interrogação exige uma combinação de caracteres. O touchpad também tem um bom tamanho (6 centímetros de largura por 4 de altura) e sensibilidade, mas o botão do mouse poderia ser mais firme e separado em dois.

A tampa do micro é fosca e tem um revestimento emborrachado, bonito e resistente. Por dentro, o
netbook é branco, inclusive nas bordas da tela, e o contorno da carcaça é vermelho. A combinação tricolor divide opiniões, mas certamente deixa o visual descolado. A maior decepção é a tela de 10 polegadas brilhante, que reflete demais as luzes do ambiente, embora a imagem exibida tenha qualidade acima da média.

Em comparação com alguns concorrentes, como os modelos da
Asus e da HP, o minilaptop também poderia ser mais leve. Ele tem 1,2 quilo, enquanto um Eee PC 1008HA pesa 1 quilo. Não parece muita coisa, mas faz uma boa diferença quando está na sua mochila. O produto mede 26,5 centímetros de largura, 17,8 de profundidade e 3,6 de espessura, números que estão dentro da média para esse tipo de produto.

Um netbook prático



Os programas que a LG colocou no X120 tornam o uso da máquina agradável. Um assistente faz a conexão com a rede 3G em poucos segundos, sem necessidade de configuração manual. Após fazermos a ligação, em segundos estávamos navegando pela rede da Claro. Infelizmente, virou um padrão colocar o chip atrás da bateria. O ideal seria deixar uma entrada para ele na lateral, como se faz com os slots para cartão.

Dois aplicativos, em particular, fazem a maior diferença nesse
netbook da LG. Um deles é o Smart On, que liga o micro em seis segundos, sem precisar carregar o sistema operacional. É possível acessar músicas, fotos e navegar na internet por uma interface bem caprichada, com poucos ícones e desenhos intuitivos. Destaque para os jogos online em flash, encontrados na aba Splashtop Games.

Outra função inovadora é o Smart Link. Por uma porta microUSB, você liga o
netbook a um computador e pode transferir arquivos diretamente entre as máquinas, como se o minilaptop fosse um pen drive. Em tese, basta conectar o cabo para um instalador do X120 entrar em ação e colocar o software no micro de destino. Porém, foi preciso reiniciar o sistema algumas vezes para o arranjo funcionar.

De resto, nada mais



A configuração não tem nenhum item impressionante, mas é completinha. O processador é um Intel Atom N270, de 1,6 GHz, que vem acompanhado por 1 GB de memória RAM e disco rígido de 160 GB. Além do 3G, o minilaptop tem Bluetooth, Wi-Fi no padrão g, porta de rede Fast Ethernet e três USBs. Nos benchmarks que rodamos no INFOLAB, o micrinho ficou entre os melhores da categoria, como é possível perceber pelos gráficos abaixo:






Sandra Lite XII
Cálculos Aritiméticos (em MOPS)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Asus EeePC 1008HA
3 743

LG X120
3 615

Lenovo S10
3 586

HP Mini 1120BR (Preto)
3 345



3DMark06 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho de vídeo

LG X120
92

HP Mini 1120BR (Preto)
92

Asus EeePC 1008HA
84

Lenovo S10
Não rodou



Conversão de WMV para MP4 (em segundos)
Arquivo de 81 MB em 320 x 240 pixels
Barras menores indicam melhor desempenho geral

Asus EeePC 1008HA
244

LG X120
295

HP Mini 1120BR (Preto)
300

Lenovo S10
302

3 horas sem parar



Pelo bom desempenho, era de se esperar que a bateria não durasse tanto. Mas a autonomia aqui também foi das melhores. Quando rodamos o Battery Eater, o netbook funcionou por 177 minutos, perdendo apenas para o Eee PC 1008HA, entre os micrinhos topo de linha das grandes marcas. Confira, no gráfico abaixo, o resultado desse teste, em comparação com outros modelos já avaliados por nós:







Duração da bateria com o Battery Eater (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Asus EeePC 1008HA
186

LG X120
177

HP Mini 1120BR (Preto)
123

Lenovo S10
103

 
 
Fonte: Info Abril

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar