Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NO YOUTUBE, O BRASIL ILUMINA A CULTURA DA EUROPA

15/09/2009

 

No Youtube, o Brasil ilumina a cultura da Europa



Não é de hoje que os torcedores do time holandês de futebol PSV homenageiam o Brasil. Nos anos 90, eles gritaram os nomes de Romário e Ronaldo, craques que fizeram fama no time de Eindhoven.

O atacante-estrela da vez é o sueco Ola Toivonen, que já anotou oito gols pelo escrete local. O Brasil, no entanto, não ficou de lado.

O país é homenageado agora por uma contribuição bem mais relevante para a Holanda, a música.  O YouTube está apinhado de vídeos como o acima, que registram a galera pessevista entoando ?parapapapapapapapapa Toi-vo-nen/ parapapapapapapapapa Toi-vo-nen?.

A referência não poderia ser melhor para nós. O hit que embala Toivonen é uma versão de Rap das Armas, uma canção que em português diz gentilezas como ?Pra subir aqui no morro até a BOPE treme/Não tem mole pro exército, civil, nem pra PM? e ?E se não for de revolver eu quebro na porrada/E finalizo o rap detonando de granada?.

Rap das Armas saiu do Morro do Dendê, no Rio, para ganhar a Europa graças ao filme Tropa de Elite, que narra a luta tortuosa do Bope para derrotar o tráfico. Como se vê, é uma injustiça dizer que somos referência só no futebol. O cinema e a música brasileira estão iluminando a Europa.

 

 


 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar