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MICROSOFT TREINA VENDEDORES CONTRA APPLE

11/09/2009

 

Os funcionários de lojas nos Estados Unidos vêm sendo treinados para detonar o Macintosh e vender micros com Windows 7.

O material de treinamento está disponível no site ExpertZone, da Microsoft, com acesso permitido apenas a funcionários de revendas nos Estados Unidos, como as da rede Best Buy. O blogueiro Emil Protalinski, do site Ars Technica, conseguiu algumas telas desse curso online e espalhou a notícia. A Microsoft usa basicamente três argumentos para vender o Windows 7 comparando-o ao Mac: preço, opções de escolha e familiaridade do consumidor com a plataforma. A primeira tática, já vista nos vídeos da campanha Laptop Hunters, consiste em afirmar que o PC tem melhor relação custo/benefício que o Mac. A empresa diz que um PC custa 300 dólares menos que um Mac com hardware equivalente. Pelo menos no Brasil, os Mac são mesmo mais caros. Como os micros da Apple são importados e, por isso, pagam impostos mais pesados, a diferença de preço é até maior.

A segunda tática da Microsoft é dizer que há muito mais programas e equipamentos compatíveis com Windows do que com Mac. Isso é fácil de constatar. No entanto, é preciso considerar que os aplicativos para Mac cobrem bem as necessidades da maioria das pessoas. Assim, em muitas situações, o fato de existirem mais programas para Windows não tem muita importância. É uma vantagem que só se torna decisiva em aplicações mais específicas, para as quais pode não haver um aplicativo adequado no mundo das maçãs. Por fim, a Microsoft diz aos vendedores que seus clientes vão precisar aprender menos coisas para usar um PC do que para usar um Mac. Afinal, argumenta a empresa, o Windows é a plataforma que a maioria já conhece. Isso está correto para quem usa Windows. Não vale, é claro, para quem já é usuário de Mac ou Linux.

Aliás, falando em Linux, um usuário do site Overclock.net já havia revelado que a Microsoft possui um treinamento semelhante comparando o Windows 7 ao sistema do pinguim. Nesse caso, o objetivo é mostrar ao vendedor como convencer o cliente a comprar um netbook com Windows 7 em vez de Linux. Como era de se esperar, esses treinamentos não mencionam as vantagens dos concorrentes em relação ao Windows. E, como algumas pessoas já observaram, talvez a maior dificuldade da Microsoft seja ensinar aos vendedores quais são as vantagens do Windows 7 em relação ao XP.
 
 
 
Fonte: Info Online

 
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