Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIENTIFICAMENTE CONSTATANDO O ÓBVIO: MÚSICA FELIZ FAZ BEM PRO CORAÇÃO

10/09/2009

Numa pesquisa conduzida na Universidade de Belgrado, na Sérvia, Dr. Predrag Mitrovic e seus colaboradores constataram cientificamente algo que certamente eu e você já sabemos: ouvir 12 minutos de música, duas vezes por dia, faz bem para a saúde do coração e do sistema vascular.

Divididos igualmente em dois grupos (o experimental ? exposto aos minutos de música diários ? e o controle ? sem música), 740 indivíduos foram acompanhados ao longo de sete anos, começando em abril de 1990. As observações indicaram que o grupo que ouvia música regularmente apresentou menos ansiedade, ainda que num nível estatisticamente insignificante. Ansiedade? mas as reduções em pressão sistólica/diastólica e na frequência cardíaca foram significantes, bem como a diminuição na incidência de angina, reinfarto, morte súbita, revascularização e distúrbios cardíacos. :-)

Estudos prévios já encontravam ligação entre o hábito de ouvir música ?feliz? e efeitos positivos no endotélio (o tecido que reveste vasos). Levanta-se, ainda, a hipótese de que não haja uma atribuição direta desta qualidade terapêutica ao gênero musical: a preferência de cada indivíduo seria muito mais influente. Desta forma, não adiantaria ouvir música clássica se você gosta de rock, ou vice-versa: uma correspondência incorreta entre a música ouvida e o gosto do paciente pode inverter os efeitos da ?musicoterapia?.

Meu conselho? Pegue suas músicas favoritas e faça uma playlist para ouvir todo dia ? ou então escolha uma faixa de que você gosta e ponha seu iTunes Genius pra trabalhar (apenas reze pra ele não fazer nenhuma marmota). Cuidado só para não danificar sua audição enquanto cuida do coração.
 
 
 
Fonte: MacMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar