Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EBAY VENDE 65% DO SKYPE

02/09/2009

O empresa de leilões eBay anunciou nesta terça-feira (1/9) que chegou a um acordo para vender o serviço de voz sobre IP (VoIP) Skype para um grupo de investidores, em um acordo que avalia o serviço telefônico em 2,75 bilhões de dólares.

O eBay espera receber cerca de 1,9 bilhão de dólares em dinheiro. O grupo de investidores, formado pelos fundos Silver Lake Partners, Index Ventures, Andreessen Horowitz e Canada Pension Plan Investment Board, ficará com 65% do Skype. O eBay manterá os 35% restantes.

"Isso significa que voltamos a ser uma companhia totalmente independente, mas com um grupo de donos que acredita apaixonadamente na nossa missão e na habilidade do nosso time de atingir objetivos", escreveu
no blog do serviço o presidente do Skype, Josh Silverman.

A venda faz parte do plano traçado por Silverman para continuar o desenvolvimento do Skype longe das operações do eBay. O plano contempla tornar o Skype independente por meio da abertura do seu capital, programada para o primeiro semestre de 2010.

No comunicado sobre a compra, o presidente e CEO do eBay, John Donahoe, atrela a abertura do capital à falta de propostas vantajosas para compra do Skype, dando a entender que, com a venda da participação para os grupos de investimentos, a abertura de capital não será levada adiante.

"Como uma companhia separada, acreditamos que o Skype terá o foco necessário para competir efetivamente nas comunicações online por vídeo e voz e aceletar seu crescimento", afirmou Donahoe no comunicado.

O Skype é o serviço de telefonia por IP mais popular do mundo, com cerca de 480 milhões de usuários registrados.

Em 2005, o eBay pagou
2,6 bilhões de dólares esperando que o serviço pudesse ser utilizado como uma forma para que vendedores e compradores se comunicassem durante leilões.

O serviço, porém, não foi utilizado como esperado e, dois anos após a aquisição, o eBay diminuiu o valor de mercado do Skype para 1,4 bilhão de dólares.

O Skype continua crescendo, ganhando 37,3 milhões de usuários no segundo trimestre deste ano, segundo o eBay. A transação deverá ser finalizada no quarto trimestre de 2009.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar