Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NÚMEROS ENORMES: SUPERCOMPUTADORES E OS SSDS

02/09/2009

greenblade_front_image_view

O San Diego Supercomputer Center (SDSC) botou para funcionar o ?Dash?, seu primeiro supercomputador de médio porte equipado com discos de estado sólido (SSD) que reduzem dramaticamente a latência no acesso de dados, se comparado com os discos rígidos convencionais.

Dash é formado por um cluster de 68 módulos de processamento (nesse caso, também chamado de ?node?) Appro GreenBlade (imagem acima) ? sendo que cada node vem equipado com dois soquetes para chips quad-core Intel Xeon 5500 ?Nehalem? ?  capaz de alcançar picos de até 5,2 teraflops. Quatro desses nodes estão configurados como servidores de I/O, formado os chamados ?supernodes? que fornecem até 1 TB de de armazenamento para o resto do sistema, todos interligados com tecnologia InfiniBand .

Na sua configuração atual, Dash possui 48 GB de RAM em cada blade e utiliza um sistema de virtualização vSMP Foundation da ScaleMP Inc. (diagrama abaixo) que oferece recursos de multiprocessamento simétrico, além de permitir a agregação de memória de diversos servidores ao mesmo tempo permitindo assim, na teoria, que os usuários aloquem até 768 GB de RAM além dos 1 TB dos supernodes.

vSMP

O Dash ainda está em fase de testes mas deve estar disponível em breve para os usuários do TeraGrid para desenvolver e testar aplicações que tirem o máximo proveito dessa nova infraestrutura baseada  nessa nova tecnologia vSMP e dos supernodes.

greenBlade_rear_image_view
 
 
 
 
 
Fonte: Zumo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar