Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UNIÃO EUROPEIA VAI INVESTIR US$ 25 MILHÕES EM WEB DE ALTA VELOCIDADE PARA CELULARES

19/08/2009

A União Europeia anunciou um investimento de 18 milhões de euros (US$ 25 milhões) em um sistema de internet em alta velocidade que vai servir como base da próxima geração de aparelhos celulares.

"A pesquisa europeia vai prosseguir nas ações com intuito de desenvolver serviços móveis e dispositivos pelo planeta, seguindo o exemplo de como nós fizemos nas décadas passadas com o modelo GSM", disse a comissária de telecomunicações do bloco europeu, Viviane Reding.

Olivier Hoslet -25.mar.09/Efe
Viviane Reding, comissária europeiade Telecomunicações, anunciou investimento em conexão de alta velocidade para aparelhos celulares
Viviane Reding, comissária europeiade Telecomunicações, anunciou investimento em conexão de alta velocidade voltada para celulares

O fundo vai ser lançado no dia 1º de janeiro de 2010, e será voltado às pesquisas da tecnologia que é conhecida como LTE (Long Term Evolution), a quarta geração de tecnologia móvel, que deve oferecer aos usuários "internet móvel com velocidade centenas de vezes maior do que a atual tecnologia 3G", de acordo com a Comissão Europeia.

A nova tecnologia LTE está em testes por operadoras móveis na Finlândia, Alemanha, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido. Espera-se que ela seja comercializada na Suécia e Noruega na primeira metade de 2010.

A ideia é que a nova conexão móvel ofereça velocidades de 100 mbps (ou dez vezes mais rápida do que as redes móveis da conexão 3G).

"A tecnologia LTE vai transformar os aparelhos móveis em poderosos computadores móveis. Milhões de novos usuários terão supervelocidades no acesso à internet em seus dispositivos portáteis, onde quer que eles estejam", disse Reding.

Se concretizada, a conexão vai dar excelente acesso à televisões e sistemas de transmissão de vídeos, por exemplo.

Entre 2004 e 2007, a UE concedeu 25 milhões de euros para o desenvolvimento da LTE, assim como da infraestrutura de rede. O montante anunciado hoje vai aumentar a capacidade de conexão da versão, afirmou a UE.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar