Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DEPOIS DO CINEMA, AÍ VEM A TV 3D!

17/08/2009

Panasonic_3D_HD_P2HD_small

Com o sucesso dos filmes em 3D nos cinemas, os fabricantes de eletrônicos se conveceram que essa tecnologia também pode dar certo na TV, de modo que poderemos ver em breve uma corrida para o conteúdo em 3D, em especial na próxima CEATEC no Japão.

sony_3D_4k_projectorDiversas empresas já se posicionam no mercado como a NVidia no segmento de PCs a Sony na área de producão e projeção de Cinema Digital (esquerda).

No segmento de TVs uma das candidatas a sair na frente nesse mercado é a Panasonic que, desde o ano passado, já apresentou sua primeira TV de plasma de 103 polegadas compatítvel com a tecnologia 3D e, mais recentemente,  mostrou o protótipo de uma câmera de vídeo Full HD em 3D (imagem acima), a P2HD AVC Ultra.

Além disso, já existem estudos entre os fabricantes de mídias e reprodutores de Blu-ray para implementar a tecnologia 3D nesse formato, resultando assim num ciclo completo de captura, armazenamento, distribuição e reprodução de vídeo:

Panasonic_3D_ecossistem

Assim como a FinePix Real 3D W1 da Fuji, as imagens são capturadas por duas lentes  montadas lado a lado que capturam duas imagens em Full HD para cada quadro de cena referente ao que é visto pelo olho direito (R) e esquerdo (L), ou seja, ligeiramente deslocadas na horizontal. Na hora de reproduzir as imagens, os quadros (R) e (L) são apresentados alternadamente na tela de TV sendo que a informação desejada chega para o olho correto por meio de um óculos especial que consegue bloqueia a entrada de luz em um dos lados em sincronia com a imagem, de modo que o olho direito recebe apenas as imagens capturadas pela lente direita da câmera e o esquerdo pela lente esquerda. A sensação de 3D é gerada no cérebro do telespectador.

panasonic_3D_playback

Isso explica por que essa tecnologia exige o uso de telas de 120 Hz, já que cada olho precisa receber ao mesmo tempo animações a 60 Hz (ou 60 quadros por segundo).

Segundo a Panasonic, sua técnica tem a vantagem de apresentar uma imagem realmente em Full HD, ao contrário de outras que apresentam duas as imagens ao mesmo tempo, o que resulta numa imagem com menos informação visual, ou seja, menor resolução.

panasonic_3D_others

A intenção é que os primeiros equipamentos de uso doméstico chegem no mercado ainda no primeiro semestre de 2010.
 
 
 
 
Fonte: Zumo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar