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TV A US$ 9,99 PODE TER SIDO AÇÃO DE MARKETING

17/08/2009

Uma das histórias mais quentes desta semana foi o erro de preço no site da Best Buy, que anunciou uma televisão Samsung de 52 polegadas por somente US$ 9,99. Exemplo aqui. O engano, entretanto, acabou gerando repercussão para a marca Best Buy, seja boa, ruim ou indiferente.

Dezenas, se não centenas, de clientes entraram na onda e enviaram e-mails, posts em blogs e tweets para avisar aos outros. Um homem chegou até a postar seu boleto que, incluindo frete, ficou em US$ 86. Outro consumidor tentou comprar duas televisões.

O erro foi corrigido menos de uma hora após do início da explosão de compras. A Best Buy enviou ainda um comunicado à mídia, além de e-mails para os consumidores que compraram as televisões, e tweets para alertar aos outros e pedir desculpas pelo engano.

Alguns não reagiram muito bem e agrediram a empresa, sendo que outros apontaram que poderia se tratar de uma estratégia de marketing, com aspectos de relações públicas, para gerar repercussão.

O site ZDNet afirmou que a Best Buy contou com o fato de que as pessoas jamais declarariam guerra à empresa por não honrar um acordo que qualquer pessoa com senso comum reconheceria como um engano. Um usuário do Twitter, que é dono de uma empresa de serviços a links patrocinados, questionou se realmente foi um engano, ou se uma estratégia inteligente de PR. "Não custou nada ao Best Buy e a notícia apareceu em cada canal dos Estados Unidos". Outro usuário afirmou: "Faça todo mundo falar sobre Best Buy e depois revogue o acordo".

Algo intrigante é saber como o erro ocorreu, porque se fosse um erro de casas decimais, a televisão poderia custam US$ 999, mas o fato é que seu preço de varejo é superior a US$ 3 mil.

Alguns acham que Best Buy poderia ter feito uma ação de PR melhor se tivesse dado um vale-compras de valor modesto para os que compraram a televisão. Um internauta postou no zdnet.com que se sua loja tivesse cometido o erro, o mínimo seria oferecer US$ 100 para manter as boas relações com os consumidores.

O caso chamou a atenção para a questão do PR Digital. Segundo Jamie O´Donnell, co-fundador da SEO-PR diz que a blogosfera é o Relações Públicas de hoje. "O que foi dito na blogosfera e Twitter, e a maneira como isso ressoou para o público é PR. Garanto que muitas empresas estão de olho nisso", disse. De qualquer modo, ele considerou que se a Best Buy fez isso como estratégia, errou.

"Foi um erro e não vejo nenhum ganho", afirmou Alan Caruba, presidente da South Orange. "Mais do que dar uma pequena exposição ao Best Buy, essa história tem expectativa de vida de no máximo 24 horas", afirmou, deixando claro que a exposição durou pouco tempo, diante do estrago que poderia ter feito.

Do Advertising Age.

 
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