Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO FORMATO DE ÁUDIO PRA SALVAR GRAVADORAS

13/08/2009

Com a morte prenunciada do CD, a Sony, a Warner, a Universal e a EMI - diga-se as maiores gravadores do planeta - se uniram para criar o CMX, um novo formato de álbum digital que inclui músicas, letras, vídeos, anotações e ilustrações.

A nova, dada pelo Guardian, chega apenas algumas semanas depois da Apple ter anunciado um projeto parecido, o Cocktail. Nesse cenário nebuloso, fica difícil dizer de quem partiu a idéia. A versão das gravadoras é que, depois de negar interesse em uma parceria, a empresa de Jobs teria criado um produto muito parecido com o CMX, o Cocktail.

As diferenças entre o Cocktail e o CMX - tirando a fabricação, claro - ainda não estão claras. Tudo o que se sabe por enquanto é que o CMX será um arquivo clicável com uma aparência nova, com página inicial e opções variadas.

"Quando clicar nele, você não terá apenas 10 músicas, por exemplo, mas também a arte de capa, o vídeo da música e produtos semelhantes para celular", disse o representante de uma das gravadoras.

Só que isso não vai adiantar muito se o CMX não for compatível com o iTunes, o software padrão dos iPods, iPhones e computadores da Apple. Enquanto as gravadoras estão ávidas para encontrar uma alternativa ao disco em uma era de singles, a Apple parece estar mais preocupada em vender hardwares.

O projeto será lançado em novembro, sem grandes alardes. É o que eles chamam de soft-launch. Provavelmente, o que você verá são alguns lançamentos aqui e ali para testar a aceitação do público.

 
 
Fonte: PCMag

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar