Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NETBOOK DA LENOVO SE DIFERENCIA NO SOFTWARE E SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

13/08/2009

Demorou, mas saiu. Com uma tela de 10,1 polegadas, o IdeaPad S10, o netbook da Lenovo, mede 24,9 centímetros de largura por 18,3 cm de profundidade por 2,9 centímetros de espessura (quando fechado) e não é pesado, tem apenas 1,2 quilo. Em geral, segue uma padronagem semelhante à de outros modelos com tela de tamanho similar.

Como não tem saliências por parte da bateria, fechado, o S10 tem o formato de um desenho de um caderno, facilitando o transporte. Destaque para o acabamento simples, mas de primeira, com teclas e dobradiças do LCD resistentes.

Características gerais
A Lenovo não inova na configuração e o S10 utiliza processador Atom N270, de 1,6 GHz, vem com 1 gigabyte (GB) de memória RAM padrão DDR2 667, disco rígido de 160 GB e chip gráfico Intel GMA 950 integrado. O portátil é entregue com sistema operacional Windows XP Home com pacote de atualização SP3.

No quesito conectividade, ele possui acesso para redes Wi-Fi padrão 802.11g e Bluetooth. Na lateral esquerda há uma porta USB, conector para rede padrão Fast-Ethernet, saída VGA, entrada da fonte e leitor de cartões tipo SD, MMC, MS e MS Pro.

No lado oposto há conectores para microfone e fone de ouvidos além de mais uma porta USB. Curioso é a presença de um slot padrão ExpressCard 34, que serve para expansões. Pode ser uma opção a mais para placa de vídeo externa, por exemplo, mas difícil utilizar algo do tipo em netbook.

O disco rígido do IdeaPad S10 é dividido em duas partições. A principal, com cerca de 110 GB, onde está instalado o sistema operacional e onde são guardados os aplicativos e documentos do usuário. A segunda é uma partição escondida, de 40 GB. Lá estão os drivers e os arquivos de restauração do sistema, tornando desnecessário o uso de uma unidade óptica externa para reinstalar o sistema via DVD, em caso de problemas.

Embora o teclado seja muito confortável para usar, ele apresenta o mesmo problema de muitos netbooks: digitações longas em teclas pequenas acabam cansando.

Destaques
Logo acima do teclado e ao lado do botão para desligar o Wi-Fi e Bluetooth existe um outro, chamado One-key Recovery e funciona de duas formas. Acionado dentro do Windows XP, um aplicativo gerenciador de backup é acionado, com a função também de gerar uma imagem do disco. Por isso a segunda partição tem 40 GB.

lenovonetbooks10_350.jpg


Para dar mais segurança ao acesso do netbook, a Lenovo adicionou uma importante funcionalidade à webcam de 1,3 megapixel que vem com ele: o software Veriface, para reconhecimento de rostos. Depois de usado para registrar o rosto do usuário do S10, ao ligar o portátil e carregar o Windows, uma janela se abre e, se o usuário que está na frente a webcam não possuir o rosto cadastrado, o sistema não é liberado para uso. Nos testes, o reconhecimento não falhou uma única vez e o aplicativo levou menos de três segundos para fazer a verificação. Se optar pelo uso de senha, basta fechar a janela do Veriface.

A segunda forma de usar esse botão é ao ligar o S10, que dá acesso a uma tela para restaurar o sistema para os padrões originais de fábrica. No teste, essa restauração durou pouco mais de cinco minutos. É rápido e útil, caso ocorra uma pane no meio de uma apresentação, por exemplo.

O netbook da Lenovo traz ainda uma função chamada Quick Start, e que serve para entrar apenas em aplicativos como Skype, acessar web, ver fotos ou ouvir músicas sem precisar carregar o Windows. Tal facilidade não é exclusividade da fabricante; outros netbooks já oferecem recurso semelhante.

O S10 roda bem programas do Office, o acesso a web pela rede sem fio é tranquilo e suporta multitarefa desde que não sejam programas pesados. A autonomia da bateria (2 horas e 23 minutos) não foi grande coisa, mas dentro do esperado para uma bateria de três células. Os testes foram feitos acessando a web pela rede sem fio e executando aplicativos do BR Office.


 

ideapad S10
Para que serve: Computação móvel para aplicações gerais
Pontos fortes:

Softwares de recuperação e segurança
Ótimo acabamento

Pontos fracos:

Bateria poderia durar mais

*Avaliação final  8,1
Preço: R$ 1.799,00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar