Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

POR QUE O FACEBOOK NÃO VAI SUPERAR O ORKUT

11/08/2009

 

A visita de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, ao Brasil teve o objetivo de chamar atenção para a rede social, pouco usada no país. Isso ameaça o orkut?

Nem de longe. E Zuckerberg sabe disso. Apesar de todos os seus problemas, o serviço do Google tem mais de 35 milhões de usuários brasileiros. Quase todo mundo que navega pela web em terras tupiniquins tem um perfil (real ou fake) lá dentro, o que dificulta o sucesso de outro serviço semelhante. É o mesmo desafio que o Facebook, com seus 250 milhões de usuários no mundo, impõe, lá fora, aos seus adversários. Atingida a massa crítica, as pessoas aderem por osmose: como seus amigos e familiares estão lá dentro, então você entra também.

A euforia de outros tempos foi-se embora, mas o orkut parece ter atingido uma invejável estabilidade. Uma pesquisa no Google Insights for Search, que exibe as tendências mais fortes em buscas ao longo do tempo ? no mundo ou em um país específico ?, mostra que a rede continua em um bom momento. O interesse por Twitter e o Facebook cresceu por aqui desde janeiro, mas não o suficiente para fazer cócegas no rival. Até aí, tudo bem. Por que, então, o Facebook, que está ganhando força, não vai alcançar o serviço do Google?

Simples como água com açúcar. O orkut explodiu mesmo até dezembro de 2007, quando todo mundo podia fuçar o perfil alheio. Depois disso, buscas relacionadas à rede social, embora registrem altos e baixos, permanecem estáveis. O que houve? Foram adotadas as primeiras medidas para garantir a privacidade, resultado da pressão do Ministério Público. Com isso, a rede social começou a virar uma cópia do Facebook. Não demorou muito para que viessem os aplicativos OpenSocial, os álbuns de fotos com restrições de acesso...

Hoje, para os brasileiros, a única diferença entre o Facebook e o orkut são os joguinhos de ?você-é-alguma-coisa?. Esses miniaplicativos é que vêm atraindo usuários daqui para a rede. Poucas pessoas compartilham fotos lá dentro ou entram em acaloradas discussões nos grupos: preferem o orkut para isso. Se o orkut já é o Facebook, pra que mudar? Não há motivo.


Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar