Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

E-MAIL NO CELULAR: QUAL O MELHOR APARELHO PARA FAZER ISSO

01/08/2009

A princípio, pode-se pensar que um celular bom para acessar a internet tenha o mesmo nível de desempenho para uso como cliente de e-mail. Engana-se. Tamanho da tela, facilidade de configuração de diferentes contas de correio eletrônico e teclado são algumas características que pesam mais para quem precisa enviar e receber mensagens por meio de um telefone móvel.

Para o usuário que exige mobilidade, faz uso massivo do correio eletrônico e quer ter acesso a ele por meio do celular, descobrir que modelo melhor atende suas necessidades é um trabalho e tanto. Afinal, uma boa parcela dos celulares vendidos atualmente ?oferece recursos de acesso ao e-mail?.

PC World comparou os modelos que, na opinião dos próprios fabricantes, são o que há de melhor no acesso ao e-mail. Foram testados seis aparelhos: E71 (Nokia); Arena (LG); Centro (Palm); iPhone 3G (Apple); Touch Diamond (HTC); e W995 (Sony Ericsson).

De todas as categorias testadas, a que avaliou o acesso do correio eletrônico foi a que apresentou os resultados mais equilibrados, e menos de um ponto separa o Best Buy, o E71, do último colocado.

O celular da Nokia ganhou destaque logo de cara pela facilidade de uso. Seu teclado QWERTY tem botões confortáveis e digitar neles é muito fácil. A interface do aparelho e os menus são simples e fáceis de entender e usar. Sua tela de 2,6 polegadas não é a maior dentre os modelos avaliados (a do iPhone 3G, por exemplo, tem generosas 3,5 polegadas) e nem ao menos é sensível ao toque. Mas é confortável o suficiente para ler e digitar e-mails.

e71-350.jpg

O E71 (1.499 reais) pode ser configurado para acessar os tipos de mais comuns de contas de e-mail e também funciona com Exchange ? bom para quem pretende usá-lo para ter acesso aos e-mails da empresa. No restante, basta fornecer o endereço de recebimento (pop3) e de envio (SMTP) do seu provedor de e-mail, nome de usuário e senha.

O usuário tem a opção de configurar o equipamento para baixar anexos automaticamente ou fazer isso manualmente (alternativa para não lotar a memória do telefone ? aliás, ele não vem acompanhado de cartão de memória). Até dez contas podem ser configuradas e elas ficam identificadas na primeira tela. Ao clicar sobre o ícone da arroba (@), os nomes das contas são exibidas em formato de pastas; clique em qualquer delas para abrir. Os e-mails são mostrados em forma de lista e o sistema de buscas por mensagens é rápido e eficiente. O E71 é uma ótima opção para quem deseja comprar o primeiro smartphone e não quer complicação.

Duas características fundamentais deram pontos extras ao Centro: facilidade de configurar contas de e-mails e o teclado físico, ótimo para digitar com agilidade. Aliás, dos modelos avaliados, foi o único a vir com teclado físico e também com tela sensível ao toque. Assim, selecionar, copiar e colar textos são operações fáceis e o celular permite download de anexos (manual ou automático). Equipado com o velho Palm OS, sua interface está longe de se parecer com sistemas mais modernos e os usuários menos experientes vão precisar de um tempo para entender sua lógica. O modo de exibição dos e-mails é pobre e é fácil se ?perder? em meio às mensagens. Mas o preço ? 799 reais ?compensa tais deficiências.

Palm-Centro350.jpg

Com uma tela maior e mais confortável, o LG Arena (1.799 reais) possui um teclado virtual bem preciso. Contudo, a sensibilidade da tela touch não é tão boa e mais de uma vez rolar a lista de mensagens exigiu certo esforço, sendo necessário repetir o procedimento algumas vezes para que ela funcionasse adequadamente. O software de sincronização que acompanha o celular da LG é lento e só conseguimos sincronizar os contatos depois de baixar uma atualização do software PC Suite III. Com um cartão de memória de generosos 8 gigabytes (GB) pode-se optar pelo download automático de anexos sem medo de ficar sem espaço. A organização das mensagens por pastas é bem útil e ainda é possível criar novas pastas apenas clicando e mantendo a pressão na tela.

LG-Arena350.jpg

O teclado semi-QWERTY do W995 (cada tecla representa duas letras) é um dos formatos mais difíceis de acostumar e também não é nada confortável de usar. Fácil de ser configurado, o telefone da Sony Ericsson (1.599 reais) tem um defeito grave: não é compatível com o Outlook. Seus menus são bem estruturados e rápidos, e também vem acompanhado cartão de memória de 8GB, ótimo para lidar com anexos.

w995-350.jpg

Pelo fato de usar o sistema operacional Windows Mobile, o Touch Diamond é, talvez, o celular cuja sincronia com o Outlook é mais fácil. O sistema de toque não é preciso, quer para rolar a tela, quer para digitar ? os botões do teclado virtual são pequenos demais e para melhor precisão ao digitar só mesmo usando a caneta stylus que vem no aparelho. O celular da HTC organiza os e-mails por pastas e é fácil de visualizar e criar novas pastas. Com 4GB de memória, é o mais caro dos celulares testados (2.899 reais).

touch-diamond-350.jpg

Apesar de toda facilidade que a grande tela touch de 3,5 polegadas oferece, o iPhone 3G (1.789 reais) ficou na lanterna no quesito e-mail. Primeiro as coisas boas: com sistema operacional 3.0, o teclado virtual funciona na posição retrato ou paisagem e tem ótima precisão; permite visualização de anexos do Office; faz zoom usando dois dedos em pinça; lida bem com anexo (para receber). Agora a parte ruim: não permite criar pastas para organizar as mensagens; não tem opção anexar (pode-se fazer isso copiando e colando o conteúdo para o corpo da mensagem, mas isso é um quebra-galho); função push automático para baixar mensagens consome muita bateria; e as teclas multifunções podem confundir o usuário iniciante.

iphone-350.jpg
 
 
 
 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar