Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

84% VISITAM ORKUT TODOS OS DIAS, DIZ GOOGLE

30/07/2009

?O orkut cresceu 54% no ano passado. Aqueles que acham que ele atingiu um nível de maturidade e que vai parar de crescer estão bem enganados?, disse hoje (29) Alexandre Hohagen, o diretor-geral do Google na América Latina

A frase, dita num evento sobre publicidade na rede social, dentro da sede do Google, em São Paulo, não é disparada à toa.
 
 
?O orkut cresceu 54% no ano passado. Aqueles que acham que ele atingiu um nível de maturidade e que vai parar de crescer estão bem enganados?, disse hoje (29) Alexandre Hohagen, o diretor-geral do Google na América Latina

A frase, dita num evento sobre publicidade na rede social, dentro da sede do Google, em São Paulo, não é disparada à toa.
 
Os dados passados pela equipe de Hohagen ainda mostram que, diariamente, 49% dos clientes costumam enviar informações na rede, enquanto 69% verificam o que é escrito por outros.

É por tamanha audiência ativa que o orkut começa a investir numa campanha que traga empresas para anunciar em suas páginas. A principal arma está no recurso de filtros demográficos, que colhe informações de idade, sexo e interesses ? estes baseados nas comunidades dos usuários ? para especificar o público-alvo que verá o anúncio.

 

Trazer dinheiro por meio de redes sociais não é algo simples, conforme os recentes históricos de Facebook e MySpace mostraram ao mundo. Antes tratadas como minas de ouro da internet, agora, as redes sociais são vistas por muitos como uma mídia sem tanto retorno - a não ser pelos investimentos milionários e esporádicos de grandes companhias.

A missão do orkut é usar a publicidade nas páginas iniciais e nos perfis dos usuários para mudar o cenário. E seus funcionários acreditam no potencial do site, visto que é o que possui maior penetração num único país.

Em seus domínios, o site de Orkut Buyokotten tem uma média de 80 milhões de recados, 3,5 milhões de vídeos e 30 milhões de uploads de fotos enviados todos os dias. É uma troca intensiva de opiniões sobre marcas e produtos, hora a hora.
 
Para não dar chance aos concorrentes no país, Alexandre Hohagen diz que há sessenta engenheiros trabalhando no orkut, a fim de melhorar o produto e lançar novos recursos. O raciocínio é simples: manter audiência e navegação para atrair os anunciantes.
 

Em contrapartida, de acordo com dados publicitários fornecidos pelo blog não-oficial Facebook Insider, o Facebook dobrou sua audiência no Brasil e na Índia, nos meses de maio e junho.

Ambos os países, coincidentemente ou não, são os que mais possuem visitantes dentro do orkut. Em julho, no Brasil, a cria de Mark Zuckerberg atingiu um milhão de usuários únicos. Nas terras indianas, o Facebook já ultrapassa a marca dos três milhões e meio de usuários únicos.

Muitos internautas alegam que o Facebook possui um público mais selecionado, com ?early adopters?, além de ter aplicativos e jogos mais completos do que o do orkut. Não há dados mais recentes sobre a audiência do site do Google em relação aos últimos dois meses, o que impossibilita uma comparação mais adequada.

Mas, ao mesmo tempo em que os rumores de ?esgotamento da fórmula do orkut? são rebatidos com números pela equipe do Google, o Facebook ainda não mostra uma operação brasileira, o Twitter não sabe monetizar suas páginas e o MySpace fecha seu escritório no país.

A briga pelo Brasil continua e, ao que parece, ainda está favorável ao orkut. Em qual rede social você apostaria suas moedas?
 
 
 
Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar