Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CANON MP190, MULTIFUNCIONAL BÁSICO LIGEIRO

28/07/2009

 
Para imprimir trabalho de escola ou tirar cópia da identidade, um multifuncional básico a jato de tinta como o Canon MP190 é mais do que suficiente. Esse equipamento dispensa recursos sofisticados, como impressão de arquivos diretamente pelo pen drive ? afinal, nem porta USB ele tem ?, e mira na velocidade. Como ele é capaz de imprimir dez páginas de texto preto em 1 minuto e 36 segundos, pode ser uma boa opção até para pequenos escritórios. Só não espere aquela maravilha das fotos colocadas no papel.

Se a decoração da sua sala não combina nem um pouco com preto brilhante, a cor da moda para eletrônicos e informática, esse modelo deve agradar. Ele tem acabamento em cinza claro fosco e cantos arredondados, com cara de produto novo. Com apenas 45 por 39 por 23,5 centímetros (quando aberto), o aparelho cabe em qualquer canto e não atrapalha em cima da mesa, mesmo quando seu espaço não é tão grande assim. Em geral, o material não parece muito resistente, com destaque negativo para a tampa do scanner. Pelo menos ela pode ser estendida, facilitando a colocação de livros no leitor.

Sem entrada para cartão SD ou painel LCD, o único meio desse multifuncional se comunicar com o usuário é pelo visor monocromático, que exibe o número de cópias solicitado e uma animação de espera, enquanto alguma impressão está saindo do forno. Um problema chato que tivemos no INFOLAB foi o desalinhamento do papel a todo momento, pois a bandeja de alimentação não é das melhores. No uso geral, o que agradou foi o software Easy PhotoPrint EX, que permite criar álbuns de fotos, etiquetas e diferentes layouts de impressão para esse conteúdo.

Textos pretos a jato



Para um equipamento dessa categoria vendido por 299 reais, o Canon MP190 foi mais rápido do que esperávamos. Em nossos testes, ele conseguiu imprimir dez páginas de texto preto em 1 minuto e 36 segundos. A mesma quantidade de folhas com texto colorido caiu na bandeja em 3 minutos e 15 segundos. O equipamento só não foi dos mais rápidos imprimindo uma foto A4 em alta resolução, tarefa realizada por ele em 6 minutos e 9 segundos. Confira, nos gráficos abaixo, o desempenho do modelo em relação aos concorrentes.

Tempo de impressão de 10 páginas PB (em minutos)
Barras menores indicam melhor desempenho

Lexmark X2690
1m26s

HP Photosmart C4480
1m35s

Canon Pixma MP190
1m36s

Epson Stylus TX200
2m47s



Tempo de impressão de 10 páginas coloridas (em minutos)
Barras menores indicam melhor desempenho

Epson Stylus TX200
2m48s

Canon Pixma MP190
3m15s

HP Photosmart C4480
3m17s

Lexmark X2690
3m51s



Tempo de impressão de foto A4 (em minutos)
Barras menores indicam melhor desempenho

Lexmark X2690
2m32s

HP Photosmart C4480
3m11s

Canon Pixma MP190
6m09s

Epson Stylus TX200
8m22s

Qualidade razoável



Após passar pela copiadora do Canon MP190, o texto colorido perdeu contraste, mas não definição. Já a cópia colorida ficou bem nítida, mas apresentou falhas nos degradês. As imagens escaneadas não perderam muito a qualidade no modo colorido, embora as tonalidades tenham ficado um tanto opacas na resolução padrão, sem nenhum ajuste. E ao escanear texto em preto, o equipamento não estragou a qualidade do documento, porém não conseguiu reconhecer palavras escritas a caneta.

A qualidade de impressão de textos no multifuncional mostrou-se mediana, com um leve serrilhado nas bordas das letras. Mas o maior problema foram as cores nas impressões de fotos, que saíram um tanto opacas. A sensação geral, após os testes, é de que faltou preto, pois as regiões de sombra na maioria das cenas ficaram cinzentas. Veja como saíram as imagens impressas pelo equipamento, em relação com o mesmo trabalho realizado pelos concorrentes.





Poderia ser mais barato



Com um jogo de cartuchos que custa 139 reais, o Canon MP190 foi capaz de imprimir 42 páginas com 85% de cobertura. Fazendo as contas, seria possível soltar 195 folhas com 20% de cobertura, um valor médio de impressão de trabalhos escolares com textos e imagens, por exemplo. Com isso, você gastaria 71 centavos por página impressa (contando apenas a tinta, e não o papel). É um custo razoável para equipamentos dessa categoria. Confira, no gráfico abaixo, como alguns concorrentes se saíram nesse teste.

Custo de uma página impressa com 20% de cobertura (em R$)
Barras menores indicam melhor custo

Epson Stylus TX200
0,52

Canon Pixma MP190
0,71

HP Photosmart C4480
0,71

Lexmark X2690
1,19
 
 
 
Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar