Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OPERA É FAVORÁVEL À INCLUSÃO DE NAVEGADORES RIVAIS NO WINDOWS

28/07/2009

 

A desenvolvedora de navegadores Opera Software, da Noruega, declarou estar muito satisfeita com a proposta da Microsoft em oferecer navegadores rivais do Internet Explorer em seu próximo sistema operacional, o Windows 7, e nas versões anteriores.

A Microsoft está sob acusação de monopólio por incluir seu navegador nos seus sistemas operacionais. A investigação foi sugerida em 2007 pela Opera. Mais tarde, a Mozilla e o Google, que também concorrem no mercado de navegadores, se juntaram ao processo.

Na semana passada, a Microsoft sugeriu à Comissão Europeia a inclusão de uma tela que oferece outros navegadores - inclusive a serem instalados como padrão no sistema. No domingo (26/7), a Opera informou que a sugestão da desenvolvedora de softwares norte-americana deve ser aplicada no mundo inteiro e não somente na Europa.

?Estamos muito felizes com a proposta da Microsoft?, declarou o principal executivo de tecnologia da Opera, Hakon Wium Lie. ?A tela que permite ao usuário escolher qual navegador quer usar era uma das principais questões do processo.?

Lie diz que ainda analisará as propostas da fabricante do Internet Explorer antes de enviar sua opinião aos órgãos reguladores da Europa. Entre as preocupações da empresa, está a limitação da permissão apenas para o continente europeu. ?Este é um ponto que desejamos ver especificado com clareza. Queremos a possibilidade de escolha do navegador em todo o mundo?, afirma.

A sugestão da Microsoft, contudo, foi em resposta às acusações de comportamento antitruste da Comissão Europeia, cujo poder se aplica somente aos países da União Europeia. ?Reagiremos a esta proposta. Acho que todos os envolvidos gostariam de ver uma solução rápida para este problema?, diz Lie.

O principal executivo da Mozilla, John Lilly, também quer ler os detalhes da proposta. ?Até lá, é difícil reagirmos de forma definitiva?, declarou. ?A estratégia da Microsoft oferecerá boas mudanças para que seus usuários optem pelo navegador padrão que quiserem?, disse.

Entre os questionamentos, Lilly pergunta ?quem determina quais navegadores irão participar desta tela?. De acordo com a proposta, a ideia é incluir os cinco ou 10 principais browsers, incluindo o IE, com os dados de uma fonte de informação definida em acordo entre a Comissão e a Microsoft.

Esta tela de escolha deve ser inclusa não só no Windows 7, mas também no XP, Vista e qualquer outro sucessor, durante os próximos cinco anos.
 
 
 
Fonte: MacworldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar