Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BLUETOOTH PODE SER UMA DAS CAUSAS DOS PROBLEMAS COM WI-FI EM APARELHOS COM O IPHONE OS 3.0

17/07/2009

De todas as mazelas que alguns usuários do recém-lançado iPhone OS 3.0 estão relatando, creio que as mais comuns são os problemas variados envolvendo Wi-Fi e o reconhecimento de sinal 3G em alguns aparelhos. Deixando o sinal de redes celulares de lado, comentei que eles estão apresentando anomalias distintas quanto à conectividade com redes sem fio, o que torna a busca pelas causas confusa em função da quantidade de origens possíveis. Uma delas, contudo, pode ter sido descoberta por um dos leitores do TUAW.

Ele afirma que não consegue se conectar à internet via Wi-Fi no seu iPhone 3GS, a não ser que desligue o Bluetooth. O próprio autor do artigo, David Winograd, fez um teste no seu aparelho usando o DSLReport speed test (link para a App Store) e constatou que, quando conectado com Bluetooth ligado, a latência da conexão aumentou, ao passo que sua velocidade de download caiu para 30% da original, sem afetar a taxa de upload. Outros usuários tiveram efeitos semelhantes (incluindo donos de iPhones 3G) e também relataram suas impressões por lá, mostrando que existe alguma ligação entre as duas tecnologias.

Se o Bluetooth pode ser a causa de problemas em redes Wi-Fi, o contrário também procede. Para provar isso, o pessoal da Toy Kit Software conduziu testes com um de seus jogos que utiliza conectividade P2P e constatou que, independente de qual conexão de rede seja mantida ativa nos iPhones/iPods touch, as duas ligadas ao mesmo tempo podem trazer problemas para o jogo. Aparentemente, o processo de auto discovery que a Apple implementou para essa funcionalidade busca por dispositivos usando Bluetooth e Wi-Fi ao mesmo tempo, mas fazendo o aparelho trocar rapidamente entre uma e outra.

Alternando entre um tipo de conectividade e o outro, a latência das duas conexões cresce vertiginosamente, o que consequentemente diminui a sua resposta. Mas para o iPhone 3GS, isso é um problema ainda maior. Ele utiliza apenas um chipset para lidar tanto com Bluetooth quanto com Wi-Fi, o que aumenta a possibilidade de problemas nessa área. Nos demais iPhones e iPods touch (de segunda geração), cada tarefa é empregada por um chipset diferente, e ainda assim há chances de as latências das conexões aumentarem com isso.

Por parte da Toy Kit, um relatório de bugs foi enviado à Apple contendo informações sobre o assunto. Resta saber se esses problemas todos serão solucionados no update 3.1 que está a caminho, mas, enquanto ele não chega, experimente desligar o Bluetooth no seu iPhone ou iPod touch 2G se estiver passando por problemas com o Wi-Fi, e veja o que acontece.
 
 
 
Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar