Os lançamentos de eletrônicos estão em baixa neste ano, segundo estudo da GfK Retail and Technology.
A pesquisa mostra que a contribuição dos lançamentos para o faturamento do setor de eletrônicos no Brasil foi menor no último semestre do que no mesmo período do ano passado.
Segundo a pesquisa, que levou em conta um grupo de 48 produtos eletrônicos, as novidades corresponderam a 18% do faturamento do setor nos seis primeors meses do ano, enquanto no mesmo período de 2008 a contribuição das novidades para o bolo total foi de 25%.
O estudo conclui que o ritmo de lançamentos no período pode ter influenciado o cenário, já que houve queda de 23% no número de novidades chegando às prateleiras em 2009.
A área de informática teve um desempenho acima do setor: os lançamentos responderam por 37% das vendas.
Nas categorias foto e telecom, as novidades geraram 15% da receita. Já em portáteis, os lançamentos representaram menos de 10% do faturamento total.
Em telecom, a maior parte das vendas ficou concentrada em aparelhos mais velhos, lançados entre 13 e 18 meses atrás. Já o segmento de portáteis vendeu mais modelos lançados há mais de 19 meses.
Fonte: Info