Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ANATEL APÓIA DEIXAR DNS COM PROVEDORES

09/07/2009

Anatel apóia deixar DNS com provedores
 
 
O superinterndente da Anatel, Jarbas Valente, manifestou-se favorável à ideia da Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Internet) dos provedores assumirem a responsabilidade pela infraestrutura de servidores DNS da banda larga brasileira.

A associação apresentou uma proposta que torna os provedores de acesso os responsáveis por atribuir endereços de DNS aos usuários que navegam na web usando Speedy.
 

Servidores de DNS são os equipamentos que fazem a conversão do endereço dos sites digitados pelos internautas no browser para o endereço IP correspondente. Em abril deste ano, os servidores do Speedy foram alvo de um ataque cracker de negação de serviços.

A proposta da Abranet é que os provedores de acesso assumam essa responsabilidade, o que na prática pulveriza a atribuição de DNS feita na central da Telefônica para centenas de provedores espalhados por todo o estado.

Esta medida evitaria que ataques crackers afetassem de modo generalizado a navegação na web de usuários do Speedy, embora possa tornar mais fácil o sucesso deste tipo de ação contra provedores individuais, que sozinhos têm menos tecnologia para defender-se de um ataque externo do que, por exemplo, a Telefônica.

A proposta gera controvérsia porque muitos consumidores preferem simplesmente não ter provedor. Assim, pagam apenas a tarifa da banda larga e não um adicional para o provedor fazer o ?login? do usuário na rede.

Para o superintentente da Anatel, no entanto, a proposta é boa. ?Quem tem que fazer essa conversão do endereço são os provedores. As empresas operadoras de telecomunicações também fazem, inclusive porque muitos provedores pequenos não têm condições de fazer. Mas se isso ficar centralizado nelas, o serviço pode congestionar e cair. Por isso que nós cobramos que os provedores façam, para descentralizar?, explicou Jarbas.
 
 
 
Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar