Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO MACBOOK AIR É MAIS LENTO QUE A VERSÃO ANTERIOR

01/07/2009

 

O MacBook Air representa a linha de notebooks da Apple mais fina e mais leve. Mas, para conseguir toda essa leveza, são necessários alguns sacrifícios. Para começar, alguns recursos foram descartados, como porta FireWire e drive de DVD. Além disso, o Air é o modelo de notebook mais lento  da empresa. E, por incrível que pareça, os novos modelos, anunciados no evento WWDC´09, em São Francisco, Estados Unidos,  são ainda mais lentos que uma das versões anteriores, como mostram nossos testes.  Será que os novos modelos do Air têm um bom custo/benefício?

O desafio dos fabricantes de notebooks está em criar computadores com um bom monitor e um bom teclado. O Air acertou de primeira. Ele possui uma excelente tela widescreen de 13 polegadas,  um teclado completo e pesa pouco mais de 1,3 quilo.

Preços
O novo modelo com um processador de 1.86 GHz e 120 GB de HD sai por 1.499 dólares. Já o de 2.13GHz Core 2 Duo com 128 GB de drive de estado sólido (SSD) custa 1.799 dólares. No Brasil os preços ficam em 5.999 e 6.999 reais, respectivamente. Vale lembrar que o Air com  chip de 1,6 GHz custava 7.499 reais no Brasil até maio.

Agora vamos comparar com os preços de lançamento para termos uma ideia de quanto esses números evoluíram. A primeira versão do Air com processador de 1.86 GHz e 64GB (SSD) custava 3.098 dólares. O modelo menos potente, com 1.6 GHz e 80 GB de HD saía por 1.799 dólares.
 

macbookair300

MacBook Air: mobilidade em alta, desempenho em baixa


Em 18 meses, os preços caíram em 1.299 dólares (você poderia comprar um segundo notebook com esse valor), enquanto foram adicionados 333 MHz de velocidade do processador e a capacidade de armazenamento foi dobrada. Em outras palavras, o MacBook Air está muito mais acessível do que antes.

Isso não quer dizer que será um bom negócio em termos de custo/desempenho. Você ainda está pagando por um notebook leve e compacto. Pelo mesmo preço do novo MacBook Air de 1.86 GHz (1.499 dólares), você pode comprar um MacBook Pro de 13 polegadas com processador de 2.53 GHz, com o dobro de memória RAM, o dobro de espaço no HD, mais portas USB e FireWire, uma unidade óptica e um leitor de cartões SD. Porém ele é mais grosso e pesa um quilo a mais. Falando especificamente do mercado brasileiro, o novo MacBook branco, por exemplo, que é uma boa máquina (confira nosso teste) sai por 3.500 reais, bem mais barato.

Pequeno, leve e limitado

Olhando de fora, os novos modelos são bem parecidos com os lançados em janeiro de 2008. Como na versão anterior, a conectividade do Air continua bastante limitada. Há uma única porta USB 2.0, uma entrada para fones de ouvido e uma Mini DisplayPort. Não há conectividade FireWire. Qualquer outro dispositivo que você queira adicionar ao Air deverá ser sem fio (via Bluetooth ou Wi-Fi), pois ele só tem uma USB.

A Apple incluiu um adaptador 10/100 USB-para-Ethernet, mas o fato é que se você estiver baixando algum arquivo via Ethernet e, ao mesmo tempo, fazendo backup em um disco rígido externo (USB), a taxa de transferência USB chegará ao limite (e você deverá adquirir um hub). O pior é que o MacBook Air SuperDrive, que custa 99 dólares nos Estados Unidos, não oferece nenhuma porta adicional para que seja feito boot por um DVD e em seguida restaurar o sistema a partir de um backup de Time Machine armazenado em um HD externo.

Os novos modelos do Air estão equipados com uma placa de vídeo Nvidia GeForce 9400M, com maior velocidade de memória.


tabmacbookair



Apesar da melhor capacidade gráfica e dos processadores mais rápidos, vale lembrar que estes dois modelos do MacBook Air são os portáteis da Apple mais lentos disponíveis, perdendo até para um de seus antecessores. O MacBook de 2.13 GHz de 999 dólares registrou uma pontuação de 198 em nossos testes, já o modelo topo de linha do Air (2.13GHz) chegou a apenas 175 pontos. O MacBook Pro de 13 polegadas com processador 2.53 GHz marcou 239 pontos, enquanto o MacBook Air de 1.86GHz fez 156 pontos pelo mesmo preço.

O estranho da linha de MacBook Air é o fato de que, embora os preços tenham caído drasticamente em comparação com a linha de 2008, eles ficaram mais lentos. A versão do Air 1.86 GHz, lançada em 2008, foi mais rápida em 11 dos nossos 18 testes com o recém-chegado Air.


Conselho de compra

Se você procura uma boa combinação entre preço e velocidade, o Air não é indicado para você. Ele é um notebook com preços altos e desempenho baixo. Há apenas uma porta USB, o processador é lento e o portátil está limitado a 2 GB de RAM. Não existe porta FireWire e nenhuma unidade óptica.

Agora, se você quer um notebook da Apple com pequenas dimensões, ele é a opção para você. Se estes modelos sempre chamaram sua atenção, mas o preço o impedia de comprá-lo, com a redução de valores, chegou a hora de pensar no assunto.
 
 
Fonte: MacWorldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar