Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WINDOWS 7: ATUALIZAÇÃO GRÁTIS É LIMITADA A 25 PCS POR EMPRESA

30/06/2009

A restrição da fabricante de softwares Microsoft ao número máximo de 25 PCs que podem obter a atualização gratuita para o Windows 7, em compras feitas por empresas, foi criticada por um analista da consultoria Gartner nesta segunda-feira (29/6).

A Microsoft anunciou seu programa de atualização para o Windows 7 na última sexta-feira (26/6),  incluindo fabricantes de PCs no Brasil, quando informou que forneceria licenças gratuitas para fabricantes de PCs até 31 de janeiro de 2010.

A empresa não destacou, contudo, a restrição de que qualquer empresa pode obter no máximo 25 licenças gratuitas. Os fabricantes, por outro lado, deixam clara esta questão.

Documentos de perguntas e respostas da HP e da Dell são exemplos. Eles apontam, respectivamente, que ?se você for um administrador pedindo em nome de sua empresa, é possível obter no máximo 25 kits de Atualização do Windows 7? e que ?o número máximo de kits permitidos por endereço físico é de 25?.

A opinião do analista Michael Silver, da consultoria Gartner, é de que a atitude soa ?artificial? e forçaria as empresas a atrasarem as compras de PCs até o Windows 7 ser oficialmente embutido neles.

?Se você não usar o Windows 7 naquela máquina imediatamente, você irá querer a licença de qualquer forma?, diz Silver.

?Se a empresa não obtiver o Windows 7 gratuitamente agora, pagará até 150 dólares pela licença, o que é um grande percentual do custo de uma máquina?, explica Silver. Isto pode atrasar as compras para o quarto trimestre.

A opinião do Gartner para esta e a questão do limite de downgrade do Windows 7 para o Windows XP por 18 meses após o lançamento do sistema é clara. ?A Microsoft cria estas limitações para persuadir as empresas a adotarem Acordos Empresariais, registrarem licenças em Garantias de Software ou comprarem atualizações para terem o direito de rodar o Windows 7?, diz Silver.

Há três anos, a Microsoft foi ainda mais restrita ao oferecer atualizações grátis para o Vista - cada empresa teria direito a apenas cinco PCs atualizados.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar