Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O QUE É A COMPUTAÇÃO EM NUVEM?

29/06/2009

Creative Commons
O que é a computação em nuvem?
 
 Computação em nuvem é o termo da moda em tecnologia e muitos fornecedores estão rebatizando seus produtos para aproveitar a hype. Mas em que de fato ela consiste?

Para ajudar a diminuir a confusão, o Gartner identificou cinco atributos de computação na nuvem. Segundo a consultoria, não é recomendável focar apenas em um atributo. É preciso pensar no serviço como um todo.
 

A lista detalhada está em um documento chamado ?The What, Why, and When of Cloud Computing?, da Gartner, que contém 29 pesquisas assinadas por mais de 20 analistas. Confira um breve resumo:

Baseado em serviço

O consumidor se preocupa com a mesma coisa que o fornecedor: o que o serviço oferece. O que ele precisa fazer é sempre mais importante do que como a tecnologia é usada para implementar a solução.

Escalável e elástico

O provedor consegue entender se a procura pelo serviço está alta e redimensiona a sua capacidade automaticamente. Os recursos de infraestrutura e software podem ser ampliados ou reduzidos conforme necessário.

Compartilhamento

Os serviços compartilham alguns recursos para construir economias de escala. Recursos de TI são usados com a máxima eficiência. A infraestrututra, software ou plataforma são compartilhadas entre os consumidores. Isso permite que recursos não utilizados possam atender diversas necessidades para vários consumidores ao mesmo tempo.

Pagamento por uso

O pagamento é baseado no consumo, não no custo do equipamento. Ele baseia-se na quantidade do serviço utilizado pelos consumidores, que pode ser em termos de hora ou na transferência de dados, por exemplo.

Usa tecnologias da internet

O serviço é feito usando identificadores, formatos e protocolos da internet como URLs, HTTP e IP. Existem muito exemplos de serviços baseados na internet, como o Gmail, do Google, algumas lojas online, sites se leilão e outros para hospedagem de fotos.
 
 
 
 
Fonte: Info

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar