Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESCOLHA PLACA-MÃE COM CUIDADO

24/06/2009


Mais do que um luxo, ter um computador, hoje,  é uma necessidade. Deixou de ser modismo para ser uma das ferramentas mais utilizadas em todo tipo de tarefas e elemento-chave para inserção do indivíduo na sociedade. Trabalho, estudo, entretenimento, comunicação interpessoal, informação, tudo pode passar mais rápido e mais fácil pelos ?computadores pessoais? ? e a tecnologia permite que eles se tornem cada vez mais adaptados e adaptáveis ao gosto de seus proprietários.

O mercado oferece uma enorme variedade de combinações de marcas, com  produtos de diferentes características (processador, memória, disco rígido, placa-mãe, periféricos, etc) e, em consequência,  um grande leque de opções e  uma enorme gama de preços.

Por isso, é preciso saber escolher. O seu PC pode ser comprado já configurado, mas também pode ser adquirido em partes ou até mesmo montado de forma totalmente personalizada, desde o modelo do gabinete até as especificações dos componentes internos. Afinal, esse ?novo membro da família? representa um investimento significativo.

A melhor escolha começa com duas perguntas simples, mas fundamentais: o que eu quero fazer com meu computador (que aplicativos vou precisar)? Quanto eu posso gastar?

Se o seu PC vai ser utilizado em aplicações básicas tais como navegação na Internet, leitura e envio de e-mails, e em trabalhos mais simples utilizando planilhas, editores de texto e programas de apresentação, você não precisa investir pesado, de imediato, em processadores poderosos, muita memória ou em uma placa-mãe com inúmeros recursos - que não serão utilizados!

A dica, aqui, é ter a possibilidade de ?turbinar? o equipamento  à medida que crescer a sua demanda por aplicações mais sofisticadas.  Para isso, é vital prestar atenção na flexibilidade e escalabilidade da placa-mãe do seu computador!

 
Mas placa-mãe é fundamental? Não é o processador?
O que vale é o trabalho conjunto e harmonioso das peças e partes. Se considerarmos o processador como o ?cérebro? do computador, a placa-mãe seria o equivalente ao ?corpo?. É ela que permite que os comandos do processador cheguem a todos os membros ? no caso, periféricos e dispositivos de entrada e saída de dados, que fazem a interface com o usuário.

Uma placa-mãe que suporte uma grande variedade de processadores,  e a expansão da sua capacidade de memória, permite que o proprietário melhore a médio/longo prazo a performance da sua máquina, com um investimento relativamente baixo.

Essa possibilidade, embora pouco divulgada no Brasil, é real. Placas como a PCWARE IPM 31 da Digitron, por exemplo,  se enquadram nessa categoria. Já se o usuário for trabalhar com edição de imagens, filmes e músicas, passa a ser obrigatório o uso de processadores com maior capacidade de processamento, mais memória, mais capacidade de armazenamento para todos este dados e, é claro, uma placa-mãe que disponha de recursos avançados de gerenciamento de vídeo e demais periféricos (como a GA-MA78-S2H, da Gigabyte,produzida pela Digitron no Brasil, que suporta até 16GB de memória RMA e configurações RAID 0, 1 e 10 para armazenamento de dados).

Outro tipo de usuário, como um empresário que precise de segurança de dados e configuração remota das máquinas de sua empresa, vai precisar de recursos  mais sofisticados, como os  oferecidos pelo protocolo VPRO da Intel  (encontrado em placas-mãe poderosas como a  DQ45CB,  produzida no Brasil com exclusividade pela Digitron).  

E nunca é demais lembrar:  seja qual for a escolha, necessidade e disponibilidade de capital,  é fundamental  saber a procedência das partes e peças utilizadas no seu microcomputador. Exigir garantia e suporte técnico no Brasil são fatores que trarão mais tranqüilidade ao proprietário durante a vida útil da máquina. Chega de ?la garantia soy jo"!  Seu maior aliado na escolha da sua máquina é um profissional experiente e capacitado que o ajude a descobrir qual a solução com melhor relação custo/benefício!

 
 
Fonte: PcMag

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar