Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DATA CENTER INVESTE R$ 2 MILHÕES EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM

23/06/2009

De olho no potencial de mercado que se com o modelo cloud computing (computação em nuvem), a Alog Data Centers do Brasil está investindo 2 milhões de reais na área. Para tanto, criou uma solução voltada a empresas com operação de comércio eletrônico que visa atender demandas específicas, permitindo alocar recursos em determinados horários ou períodos do ano. Tudo sob demanda.

Antonio Carlos Pina, diretor da Alog, cita exemplos como o Natal e o Dia das Mães, datas que geram um aumento no volume de transações. ?O cliente contrata uma determinada infraestrutura para períodos que exijam maior capacidade dos servidores, pagando mais apenas pelo período utilizado?, afirma. ?Quando voltar a normalidade, o valor cai na medida em que a infraestrutura diminui e fica ociosa?.

Segundo o executivo, a transferência de serviços de TI do modelo tradicional para a computação em nuvem está entre as principais tendências para os próximos anos apontadas pelo Gartner. As áreas de e-commerce, publicidade, processamento de pagamentos e sistemas de recursos humanos que utilizam o conceito de nuvem, devem chegar a 19,8% em 2009, atingindo a marca de 46,6 bilhões de dólares em receita, em comparação a 38,9 bilhões de dólares registrados no ano passado.

Com a nova aposta, a Alog planeja crescer 35% este ano e alcançar um faturamento de 85 milhões de reais. A solução baseada no modelo cloud computing deve ser lançado até o último trimestre de 2009, uma solução baseada no novo modelo de tecnologia. ?Acredito que mos próximos cinco ou dez anos, a TI migre gradativamente para ambientes virtualizados?, ressalta Pina. ?A crise só acelerou esse processo, com medidas de corte de custos para garantir o uso eficiente dos recursos de TI?.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar