Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LOCADORAS AMPLIAM CATÁLOGO DE DISCOS PARA BLU-RAY

22/06/2009

Iniciativas recentes de duas grandes locadoras de filmes via internet, a Netmovies e a BlockBuster On-line, apontam que os brasileiros estão mais interessados em Blu-ray.

Ambas lançaram catálogos de filmes em alta definição há pouco mais de um mês.

Divulgação
´Megan
Megan Fox em cena de "Transformers", que foi lançado em 2008 no formato Blu-ray; filme ganhou extras para serem baixados na web

"Fomos surpreendidos positivamente pela adesão dos clientes", disse André Fonseca, sócio da Netmovies.

Desde o lançamento, em maio, 16% da base de clientes da empresa aderiram aos planos que permitem alugar também o disquinho com conteúdo de alta definição.

A empresa vai ter, até o fim deste mês, cerca de mil filmes no catálogo Blu-ray. A BlockBuster possui um cardápio com 1.500 títulos nessa qualidade.

Outro cenário

A visão do sócio da Netmovies não é compartilhada por Fred Botelho, sócio-diretor da rede de locadoras 2001 Vídeo. "O interesse pelo Blu-ray é mínimo", diz. Ele afirma que a adoção da tecnologia é muito menor do que a do DVD quando foi lançado.

Botelho diz que a rede de locadoras 2001 "apenas estuda um investimento em um catálogo de Blu-ray para o segundo semestre deste ano". "Hoje só vendemos Blu-ray via rede."

A rede de locadoras paulistana Premiere Vídeo possui discos Blu-ray em algumas de suas sete lojas.

"A procura aumentou bastante neste ano em relação ao ano passado, mas a maioria das pessoas que alugam esses filmes ainda são usuários do PlayStation 3", diz Paola Picalomine, gerente de marketing da Premiere.

Ela diz que o lançamento simultâneo de filmes em DVD e Blu-ray, que é recente, favoreceu o crescimento de locações dos filmes em alta definição, cujo preço é 10% maior.

O diretor de franchising da 100% Vídeo --empresa que opera 90 lojas em 14 Estados do Brasil-, Carlos Augusto, corrobora a opinião de Picalomine. "A simultaneidade de lançamento com o DVD é importante. Todas as nossas lojas já têm Blu-ray e acabam comprando esses lançamentos."

Ele afirma que os discos Blu-ray devem começar a ser replicados aqui no Brasil no ano que vem, o que vai diminuir o preço, aumentar o lançamento simultâneo e o interesse pela mídia.

De acordo com Augusto, todas as lojas da 100% Vídeo possuem catálogo em Blu-ray.

Ele acredita que as locadoras têm a ganhar com a tecnologia. "Como a mídia virgem é muito cara, combate diretamente a pirataria."

Acervo dos EUA

Muitos filmes editados nos EUA são lançados com legendas em português, entre outros idiomas. Os filmes para o mercado norte-americano são compatíveis com os tocadores comprados no Brasil.

Fonseca, da Netmovies, diz que a maioria títulos em alta definição é de filmes novos, mas se engana quem pensa que os efeitos especiais bombásticos são os elementos da cena que mais ganham com o avanço da resolução. "São os detalhes que ficam mais impressionantes", afirma.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar