Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SITE AVALIA A QUALIDADE DAS SUAS FOTOS

19/06/2009

site-avalia-a-qualidade-das-suas-fotos
 

Quem nunca quis saber se é ou não um bom fotógrafo? Amadores ou profissionais, sempre temos aquelas imagens preferidas que mostramos para os amigos esperando ouvir algo como: nossa, que foto legalzinha bonita!

Bom, uma equipe da Penn State University resolveu criar uma Máquina de Inferência de Qualidade Estética, ou ACQUINE (Aesthetic Quality Inference Engine). Segundo James Z. Wang, mentor da criação, o software é a primeira tentativa bem sucedida de reconhecer as reações emocionais humanas associadas a estímulos visuais. Hã?

Simplificando, o software criado por Wang é capaz de enriquecer seus próprios conhecimentos ao longo do tempo, permitindo que qualquer um de nós submeta uma foto a avaliação do site. Se ele achar que você leva jeito, nota 10. Se o site não gostar, zero!

Mas não é assim, a esmo. O ACQUINE analisa, entre outros itens, posição, distribuição e saturação de cores e composição da foto. E usa uma base de dados milhares de imagens anteriormente classificadas por nós, mortais.

Esse mesmo sistema foi usado para identificar quadros autênticos do pintor holandês Van Gogh. Segundo Wang, a ferramenta atinge 80% de consistência nos julgamentos. E ele trabalha para aumentar esse número.

A dúvida: se um site disser pra você que sua foto é horrível, você desiste de publicá-la ou simplesmente fecha a aba do seu navegador?   

Para ver o pdf de todo o projeto, clique aqui.
 
 
 
Fonte: Planet Tech

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar