Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FORTE EM RECURSOS MULTIMÍDIA, DESEMPENHO DO NOKIA N97 DEIXA A DESEJAR

19/06/2009

No papel, o Nokia N97 (700 dólares) parece que poderá competir por igual com outros grandes lançamentos esse ano, como o Palm Pre e iPhone 3G S. O novo smartphone da Nokia tem mais memória que os outros dois concorrentes, suporta uma vasta gama de arquivos multimídia, tem uma grande tela sensível ao toque e um teclado QWERTY completo . 

Mas o N97 perde potencial em grande parte devido ao uso do seu sistema operacional (a quinta versão do Symbian S60), que não possui o mesmo requinte de outros sistemas. Ainda assim, o smartphone impressiona em certas áreas, principalmente em áudio e vídeo. (Nota: não completamos o teste de bateria até a publicação deste review, por isso ainda não pudemos confirmar uma nota final para este aparelho.)

nokian97-350.jpg

O N97 é confortável para manusear e tem um bom acabamento. Ele é um pouco mais pesado do que o Palm Pre e o iPhone 3G S, com cerca de 150 gramas. O aparelho também não é muito portátil para um celular que possui um teclado deslizante ? mede 11 centímetros de altura por 5,5cm de largura por 1,5 cm de espessura. O botão de força localiza-se no topo do aparelho, próximo à entrada para fone de ouvido de 3,5mm, fundamental para um celular multimídia.

O teclado desliza facilmente e o visor obtém uma leve mudança na angulação. Embora a inclinação seja boa para assistir vídeos e reduzir os reflexos da luz ambiente, ela pareceu um pouco irritante quando se precisava digitar no teclado. Isso porque a parte inferior da tela fica muito próxima às teclas e não há como ajustar a angulação do display.

Nos testes de digitação, as teclas não são salientes o suficiente para facilitar seu uso. Além disso, o teclado tem um layout diferente e pouco intuitivo, com a barra de espaço localizado no canto inferior esquerdo.

O controle de navegação (botões para cima, baixo, direita, esquerda e um central para selecionar) deveria ajudar a navegação. Entretanto, acaba não sendo muito usado. Isso porque ele é difícil de pressionar e acidentalmente selecionamos aplicativos, quando só queríamos navegar pelas pastas.

nokian97d-350.jpg

O novo smartphone possui uma tela sensível ao toque com 3,5 polegadas com resolução de 360 por 640 pixels. Se ela oferece cores e brilho satisfatórios, a resposta ao toque desapontou.

Navegar não era muito fácil e a ação de tocar duas vezes para acionar um aplicativo se tornou irritante após um tempo. Mas a resposta tátil do N97 (uma leve vibração quando você toca em algum aplicativo) ajudou bastante na navegação.

Plataforma
O grande culpado pelo baixo desempenho do N97 é o seu sistema operacional, o Symbian S60. Ele não possui o visual refinado do WebOS, do iPhone 3.0 nem do Android 1.5. Sua tipografia e ícones são muito pequenos, quase desaparecendo no display.

Enquanto a interface não tem o melhor visual, os novos live widgets são muito  úteis. Estes widgets atualizam seus feeds pessoais da internet em tempo real na sua tela principal; assim você não precisa abrir outro aplicativo para acessá-lo.

Outros widgtes incluem o Facebook, MySpace, seu e-mail pessoal, player de música, contatos, data e hora.

O tocador de música é mediano e nada sofisticado; pareceu ser o mesmo que já vimos em outros dispositivos com Symbian. Também não possui nenhum tipo de efeito visual ou navegação pela capa dos discos (como no iPhone e no Pre).

nokian97b-350.jpg

Apesar disso, os controles touch do tocador são fáceis de usar. Estão presentes alguns efeitos equalizadores, para que você mesmo faça sua mixagem. De forma geral a sonoridade das músicas é muito boa, embora o volume fique um pouco baixo quando os alto-falantes são usados. O tocador de música suporta uma respeitável quantidade de formatos: MP3, WMA, WAV, eAAC+, MP4 e M4V.

O aplicativo de vídeo é igualmente simples, embora funcione muito bem, sendo capaz de reproduzir apenas arquivos MPEG-4 e WMV ? nada de DivX ou codecs H.264, infelizmente.

O N97 vem carregado com o Flash Lite 3.0, o que significa que ele pode reproduzir vídeos diretamente da página do Youtube. E essa visualização foi bem melhor do que as que vimos no iPhone 3G e no Pre.

O Nokia N97 vem com uma generosa memória interna de 32 gigabytes (GB) e que pode ser expandida com um cartão microSD de até 16GB. Você pode carregar mídias para seu aparelho via microUSB ou Bluetooth. O N97 também possui transmissor FM para enviar suas músicas para o som do seu carro.

A câmera de 5 megapixels (MP) possui lente Carl Zeiss, flash LED e muitas funções avançadas. Também acompanha um software de edição de foto e de vídeo. Mas a qualidade da imagem decepcionou; fotos em ambientes fechados ficaram granuladas e escuras, apesar do flash.

nokian97c-350.jpg

Fotos em ambientes externos foram melhores nas cores, brilho e detalhes. Você também pode gravar vídeos em VGA a 30 quadros por segundo e sua qualidade é similar aos vídeos realizados por outros celulares.

O N97 lembra muito o Sony Ericsson Xperia X1: são smartphone bem bacanas e que fazem muitas coisas, mas as funções não combinam como vimos nos outros smartphones no mercado. E o sistema Symbian não necessita apenas de uma atualização; precisa de uma revisão geral para poder competir com os sistemas iPhone OS e Palm WebOS.


 

Nokia N97
Fabricante: Nokia
Para que serve: Smartphone para uso diário
Pontos fortes:

Atualizações de widgtes em tempo real
Memória interna de 32GB

Pontos fracos:

Teclado e pad de navegação podem ser difíceis de usar
Sistema operacional deixa muito a desejar

Preço: US$ 700,00 (nos EUA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar