Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UE CRITICA INICIATIVA DA MICROSOFT SOBRE INTERNET EXPLORER

15/06/2009

Representantes da União Europeia criticaram a proposta da Microsoft de não associar o Internet Explorer ao Windows 7 nas vendas da região e afirmaram que a empresa vai proporcionar menos opções de escolha, e não mais.

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira que vai vender o novo sistema operacional Windows 7 na Europa sem o navegador Internet Explorer instalado, para responder a críticas das autoridades europeias.

A empresa tenta evitar o estabelecimento de novas multas pela Comissão. Entretanto, a instituição afirma preferir que a Microsoft ofereça mais opções de browser, e não "que o Windows venha em qualquer navegador".

"Em vez de oferecer mais opções de escolha, a Microsoft parecer ter escolhido proporcionar menos opções", afirma a Comissão, em nota.

O Internet Explorer é um navegador de internet de licença proprietária lançado inicialmente pela Microsoft em 1995, sendo o mais usado atualmente. O navegador é incluído no Windows.

O processo na Comissão foi aberto depois de uma ação impetrada pelos desenvolvedores do navegador Opera. Na visão da Comissão Europeia, a Microsoft desequilibra o mercado dos navegadores de internet ao fazer essa associação, que ´debilita a inovação´ e "reduz a capacidade de escolha do consumidor".

Segundo o órgão, a associação entre os dois produtos oferece ao navegador uma vantagem de distribuição sobre seus concorrentes e contribui para que o Internet Explorer esteja presente em 90% dos computadores pessoais do mundo.

Aderiram ao processo, como ´partes interessadas´, empresas como Google, a Fundação Mozilla --desenvolvedora do Firefox-- e o Comitê Europeu para Sistemas Interoperacionais (Ecis, na sigla em inglês), que tem Adobe, IBM, Oracle e Sun Microsystems entre seus membros. Com isso, eles têm acesso a arquivos do caso e podem fazer comentários sobre o assunto.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar