O Google lançou na última terça-feira (9/6) e sem alarde, um novo banco de dados online chamado Fusion Tables. E pode causar uma revolução no gerenciamento de dados ao driblar as limitações dos bancos de dados tradicionais e simplificar as operações de relacionamento de informações.
O gigange de buscas afirmou que, com a implementação do Fusion Tables em cloud computing, simplificará também a possibilidade de colaboração em grupos de dados. ?Sem um jeito fácil de oferecer acesso a todos os colaboradores ao mesmo servidor, os dados são copiados e enviados por e-mail e FTP, resultando em várias versões que saem de sintonia rapidamente?, informa a empresa em um comunicado.
O Fusion Tables também oferece uma tecnologia de espaço de dados, conceito que existe desde os anos 1990, e o Google, percebendo seu potencial, o desenvolve desde a compra da Transformic, em 2005, que é uma pioneira da tecnologia.
O esquema de ´espaço de dados´ tenta resolver o problema de vários tipos e formatos de dados nas empresas, que gastam muito em dinheiro e esforços para torná-los uniformes, com o objetivo de armazená-los e analisá-los em bases de dados convencionais.
Tais ´espaços´ preveem um sistema que cria um índice para oferecer acesso a dados de vários tipos e formatos, resolvendo o problema que o Google chama de ?Torre de Babel?.
A tecnologia permite que o Google inclua, nas tabelas bidimensionais tradicionais de base de dados, uma terceira coordenada com elementos como reviews de produtos, posts e mensagens do Twitter, além de uma quarta ?dimensão? de atualizações em tempo real.
?Agora temos um espaço com quatro dimensões onde podemos incluir novas perguntas para criar novos produtos e oportunidades de marketing?, diz o anúncio. O Fusion Tables ainda está em versão prévia e carrega a marca ?Labs? de produto experimental do Google.