Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INDÚSTRIA ESTIMULA TROCA DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS CADA VEZ MAIS RÁPIDO

15/06/2009

Manter produtos antigos é um grande desafio. Isso porque uma das estratégias da indústria é oferecer novas versões, com recursos ampliados, com o objetivo de fazer os consumidores substituírem seus produtos rapidamente.

"Quanto mais rápido você introduz pequenas modificações, mais você acelera o ciclo produtivo", afirma Angela Cassia Rodrigues, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). "Há, também, a estratégia de marketing da obsolescência planejada --os produtos rapidamente se tornam desatualizados."

Segundo a pesquisadora, empresas de telefonia celular desempenham um papel importante nisso, já que costumam oferecer aparelhos gratuitos.

Quem sofre com a prática é o ambiente. "Embora se fale muito em reutilização, ela nem sempre é viável. O estímulo ao consumo e a inviabilidade de reciclar os produtos antigos resultam na geração de lixo tecnológico", afirma.

O custo de processamento desses equipamentos é grande, diz a pesquisadora. Pouco é reutilizado, e grande parte vai para aterros e lixões. "Um aterro sem os devidos controles contamina o subterrâneo com metais pesados, como chumbo, cádmio, mercúrio, que podem ser prejudiciais à saúde." A solução, diz ela, é instituir uma legislação específica sobre o lixo eletrônico.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar