Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PACOTE DE SEGURANÇA COMODO FALHA NO PRINCIPAL: PROTEÇÃO BÁSICA

10/06/2009

A estreia da Comodo no segmento de aplicativos integrados de segurança não poderia ser diferente: o Comodo Internet Security Pro 3.8 (licença de um ano para apenas um usuário: 40 dólares) ainda tem muito que aprender.

Nota: depois que este review estava pronto, a empresa lançou uma nova versão da suíte, já com ajustes em alguns dos problemas identificados, entre eles a adição de um arquivo dinâmico de inspeção para varredura em tempo real.

A empresa tornou-se conhecida por outro software, o Comodo Firewall (que possui versão gratuita). Só não obteve o mesmo sucesso com a versão integrada. Ela optou por desenvolver suas próprias ferramentas de defesa e ainda não acertou a mão. A ZoneAlarm, por exemplo, licenciou as melhores tecnologias de outros fabricantes ( antivírus, antispam, etc.).

Desempenho
Nos testes da AV-Tes.org, o Comodo foi capaz de detectar apenas 48% de uma amostra com 2.735 pragas, entre vírus de macro e scripts nos testes sob demanda (on-demand) e em tempo real (on-access), e apenas identificou apenas 16% dos vírus de macro. Esse desempenho não chega a surpreender, pois é nova ferramenta antivírus. Na detecção de trojan, worms, ladrões de senhas e outros dados maliciosos, a média foi um pouco melhor e o Comodo foi capaz de identificar 57% de uma amostra de 722.372 malwares.

Os números do Comodo Security Pro melhoraram quando submetido à detecção de malware baseado no comportamento. O programa produziu alerta em 93% dos casos, conseguiu detectar e bloquear 80% dos malwares a que foi submetido e foi capaz de remover 53% das pragas, uma das mais altas taxas de remoção de nossos testes.

comodo_tela.jpg

Mas também foi a solução que mais emitiu falsos alertas, não identificando 56 arquivos entre 5.000. Para se ter ideia, o BitDefender e o G-Data não identificaram apenas um arquivo.

A atuação da suíte da Comodo também foi irregular na detecção e remoção de rootkits (malware usado para esconder infecções dos usuários do PC e de softwares de segurança). O programa detectou tos dos rootkits inativos e 80% dos ativos. Mas foi capaz de remover apenas 66% dos rootkits ativos ? um dos percentuais mais baixos que obtivemos.

Na identificação proativa de malware desconhecido e que ainda não tem uma assinatura, o Comodo foi bem abaixo da média. Nos testes com arquivos de assinaturas antigas de 2 semanas, ele identificou apenas 17% delas. Com arquivos de assinaturas de 4 semanas, identificou apenas 14%. 

De acordo com a AV-Test, o Comodo respondeu muito lentamente a novos ataques de malware; ele geralmente levou mais de 24 horas para liberar uma atualização da definição de um vírus, ao contrário do G-Data que levou menos de 2 horas. Inclusive o programa gerou apenas 1,5 atualização de assinatura por dia, uma das piores médias registradas.

A interface do programa utiliza ícones para navegação e oferece algumas opções interessantes, como proteger as chaves do Registro contra modificações não autorizadas e definir como seguro qualquer arquivo que você marcar como confiável.

Em comparação com outros pacotes de segurança o do Comodo falha ao não trazer funções importantes, como proteção antispam e antiphishing ? algo surpreendente, se considerarmos o atual grande número de ataques de phishing vindo de sites.

Por ser um programa novo, quando o comparamos com suítes mais avançadas sua avaliação o deixa em último lugar. Apesar dos esforços, o programa Comodo ainda tem muito que melhorar. Por isso, se você está em busca de um bom pacote de proteção, outros aplicativos como G-Data, BitDefender e até o Norton oferecem muito mais.


 

Comodo Internet Security Pro 3.8
Fabricante: Comodo
Para que serve: Pacote integrado de segurança para proteção do PCs
Pontos fortes:

Preço mais baixo

Pontos fracos:

Detecção de malware muito ruim
Conjunto limitado de funções

*Avaliação final  5,7
Preço: US$ 40,00 (uma licença por um ano)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar