Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ERA ?PONTOCOM? FAZ 20 ANOS

09/06/2009

A era das empresas ?pontocom? completa 20 anos nesta segunda-feira (08/06), quando foi criado o Clarinet.com, primeiro provedor de conteúdo online, em 1989, por Brad Templeton, nos Estados Unidos.

"O ClariNet foi a primeira companhia criada para usar a internet como plataforma de negócios", diz Templeton em um artigo publicado hoje no site do ClariNet.

Criado antes da invenção da HyperText Markup Language (HTML) - Linguagem de Marcação de Hipertexto - em 1990, por Tim Berners-Lee, o Clarinet.com oferecia notícias de agências e outros conteúdos usando o protocolo USENET (junção das palavras ?user? e ?network?) - sistema distribuído de discussão na internet.

"Naqueles dias, a internet consistia em redes regionais formadas, em sua maioria, por cooperativas sem fins lucrativos, e o governo (norte-americano) fundou o backbone (centro da rede) chamado NSFNet que ligou todas elas", relembra Templeton em seu artigo.

O empreendedor conta que conseguiu contornar a política de uso não comercial da rede NSFNet e lembra que, paralelamente, uma internet comercial começava a surgir por meio de empresas de acesso à internet como UUNet e PSINet. ?A base dos negócios na internet estava nascendo, mas não havia web ainda." afirma o criador do ClariNet, que também presidiu a associação Electronic Frontier Foundation (EFF).

"A comunidade de internet vivia de e-mails e do USENET, que junto com a transferência de arquivos via FTP, eram os meios de publicação de notícias?, afirma Templeton.

Brad Templeton é um dos pioneiros na oferta de conteúdo em uma época em que as conexões à internet estavam bem longe da banda larga que muitos acessam atualmente.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar