Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APLICATIVO DO WINDOWS GRATUITO CORRIGE ILUMINAÇÃO DE FOTOGRAFIAS

01/06/2009

Diante da possibilidade de fotografar à vontade, sem ter o desconforto de pagar pelos filmes ou pela revelação, é comum que o total de fotos armazenadas seja tanto que, em algum momento, o fotógrafo se perca na edição delas.

Afinal, apesar de parecerem prontas assim que são feitas, as fotos digitais também demandam acabamento. Principalmente se a ideia for usá-las para impressão ou para visualizá-las em tamanho grande.

Toru Hanai-25.nov.08/Reuters
Homem observa câmeras em vitrine em Tóquio, no Japão; aplicativo do Windows permite corrigir iluminação em fotografias
Homem observa câmeras em vitrine de loja em Tóquio, no Japão; aplicativo do Windows permite corrigir iluminação em fotografias

E, para isso, não é preciso ser expert em fotografia ou direção de arte. O próprio Windows oferece um programa básico e de navegação fácil, que garante uma finalização melhor às suas fotos.

Assim que as imagens são colocadas em um computador, a primeira medida que devem tomar os mais precavidos é copiá-las brutas (sem nenhuma edição) em um disco externo ou um pendrive para não correr o risco de perdê-las.

Ao clicar duas vezes num arquivo de foto, o usuário pode ser levado ao Visualizador de Imagens do Windows.

"Neste programa, é possível ver as fotografias em tamanho aumentado e, assim, perceber com facilidade se elas estão tremidas ou se o foco precisa ser ajustado", diz Patrícia Gatto, professora de fotografia do Centro Universitário Senac.

O Windows Photo Gallery --que é gratuito e está disponível para download em download.live.com/photogallery -- tem diversos controles que podem ajudar a melhorar a qualidade das fotos.

O recurso mais simples é o de corte. Com essa ferramenta, o usuário pode fazer uma nova composição para a foto, recortando quaisquer excessos.

O programa também possibilita alterar o brilho e o contraste da fotografia --como se faz para ajustar a imagem da televisão.

Além disso, as cores podem ser mais aprofundadas ou clareadas, e os traços podem ser mais bem definidos.

Vale testar ainda a ferramenta de nitidez, que faz o "polimento" dos pixels das imagens. Ao utilizá-lo nas fotos, elas podem ganhar mais qualidade.

"Apesar de bastante básico, o programa oferece ferramentas que podem mudar muito a qualidade de uma foto. O segredo é se dispor a gastar um tempo testando, fazendo e refazendo efeitos", aconselha Gatto.

Vale lembrar que, depois de a imagem bruta ter sido salva e guardada, não há problemas em errar na edição, que não custa dinheiro --só tempo.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar