Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GIGANTE DOS CHIPS, INTEL FAZ SOFTWARE RÁPIDO PARA NETBOOKS

01/06/2009

Se você já espiou as especificações da maioria dos netbooks, deve ter notado dois itens quase onipresentes: o processador Atom e o sistema operacional Windows XP.

Quando a categoria surgiu, em 2007, com o lançamento do Asus Eee PC, o sistema dominante nessas maquininhas era o Linux, de código aberto.

Reprodução/www.arstechnica.com
Tela do Moblin, sistema baseado em Linux otimizado para netbooks com processador Intel Atom
Tela do Moblin, sistema baseado em Linux otimizado para netbooks com processador Intel Atom, que é gratuito e carrega em segundos

Em meados de 2008, porém, a situação se inverteu: o sistema da Microsoft vinha instalado em 96% dos laptops ultraportáteis de baixo custo, segundo a consultoria NPD.

Mas os sistemas baseados em Linux para netbooks tentam se reerguer no mercado. A tacada mais recente é da própria Intel, que fabrica os processadores Atom: na semana passada, a empresa lançou a versão 2.0 beta do Moblin, disponível para download gratuito em www.moblin.org.

Com interface atraente, o sistema traz, no topo da tela, uma série de ícones que representam "zonas" (como internet, mídia e programas), o que o Ars Technica chamou de "incomum paradigma de gerenciamento de tarefas".

Teste

A Folha testou o Moblin em um netbook HP Mini 1000, com processador Atom.

Uma das características mais impressionantes é o carregamento rápido --em menos de 30 segundos, o sistema está pronto para usar.

Mas há ainda muitas arestas a serem aparadas. Alguns recursos ainda não funcionam, mensagens de erro são constantes e o suporte a hardware é fraco --as placas de rede para conexão com e sem fio, por exemplo, não foram detectadas pelo sistema.

Como netbooks, em sua maioria, não contam com leitor de CD e DVD, o Moblin pode ser testado e instalado por meio de um pendrive --o site ensina o procedimento passo a passo para Windows, Mac OS X e Linux.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar