Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MOBO, UM TANTO INSTÁVEL, TEM COMO TRUNFO O FATO DE SER VOLTADO AO MERCADO BRASILEIRO

29/05/2009

Colocado lado a lado com o eeePC, o Positivo Mobo de 7 polegadas tem como principal vantagem do fato de ser especialmente voltado ao mercado brasileiro. Como sua fabricante é nacional, o equipamento tem teclado com acentuação e cedilha, oferece softwares em português e até mesmo uma versão eletrônica do dicionário Aurélio (com licença de um ano).

Assim, é mais fácil se adaptar ao Mobo do que ao seu concorrente. Se é difícil se acostumar com as teclas diminutas e mais apertadas, pelos menos elas estão em locais que o consumidor brasileiro está mais acostumado ?traz um teclado em português. Além disso, como tudo está escrito no idioma local, trabalhar com o sistema operacional e os softwares é mais intuitivo.

O touchpad do Mobo tem controle de rolagem vertical, o que é muito útil em navegações na web e também em telas minúsculas ?no quesito "display", tanto Mobo como eeePC são rigorosamente iguais, com boa resolução widescreen. O touchpad é mais próximo dos similares em notebooks, o que agrada quem está acostumado com computadores de colo.

Entretanto, nem tudo são fatores positivos no Mobo. Se, de primeira, é mais fácil operá-lo, ao longo do tempo (um mês de testes) ele apresenta algumas falhas.

Durante a avaliação, foi necessário reinstalar o sistema operacional duas vezes para que a máquina não oferecesse mais conflitos com alguns softwares instalados pela reportagem. Outro problema é o fraco processador Via, que titubeia em algumas tarefas banais, como executar alguma tarefa com Java.

Navegação

Do ponto de vista do uso web, o Mobo é ligeiramente pior do que o EeePC. Durante os testes iniciais, foi necessário formatar a máquina e realizar alguns ajustes para que o Mobo funcionasse plenamente com a internet, seja ela conectada via cabo ou wireless. Depois de novamente formatado, as incompreensíveis quedas ou perdas de sinal pararam de ocorrer.

O Mobo também peca no quesito armazenamento e entradas para conexão. Com apenas 2GB de disco rígido, é importante que o usuário tenha um pendrive ou qualquer outra forma de disco externo para utilizar com o netbook.

E aí entra outro problema: a máquina tem somente duas portas USB. Com a conexão de um disco externo, somente ficaria disponível outra entrada e o usuário teria de escolher o que conectar ou realizar rodízio em periféricos. (Se o consumidor optar por um cartão, SD, entretanto, duas USB ficam livres.)

Outra vantagem do Mobo em relação ao EeePC é a autonomia da bateria. Enquanto o primeiro suportou 2,5 horas com conexão wireless em funcionamento, o Mobo ficou 3,5 horas no ar, nas mesmas condições.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar